para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6....

16
Boletim Formativo e Informativo Ano 13 Número 78 Junho-Julho-Agosto 2000 Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Bíblia, Evangelho de João, 3:16

Transcript of para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6....

Page 1: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

Bole

tim

Form

ati

vo

eIn

form

ati

vo

Ano

13

Núm

ero

78

Junho-J

ulh

o-A

gost

o2000

Deu

sam

ou

om

un

do

de

tal

man

eira

qu

ed

euo

Seu

Fil

ho

Un

igén

ito,

para

qu

eto

do

aq

uel

eq

ue

nE

lecr

ern

ão

per

eça,m

as

ten

ha

avid

aet

ern

a.

Bíb

lia,E

vangel

ho

de

João,3

:16

Page 2: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

2Editorial

RefrigérioJunho a Agosto 2000Por Samuel Pereira

Periódico bimestral visando ainformação e edificação do Povode Deus.

Email

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

Propriedade:

Director: CARLOS ALVESEditor: SAMUEL PEREIRA

Redactor: JOEL PEREIRA

Administração:

[email protected]

Colaboradores Regulares:

Impressão:

Copyrights:

Reg.Min.JustiçaDepósito Legal:Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 150 $ 00

Comunhão das Igrejas de Irmãos emPortugal (CIIP).

..

Email: [email protected]

Email: [email protected]

Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.Tel. 22 7343652; 227115086

Manuel Ribeiro António CalaimJayro Gonçalves Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

R.Areal, 4528-S. J.Ver. Tel.056-312037

© Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada.

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDeprtamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

sob n.º 280.21.402/88.

:

GRáFICA MONUMENTO

Os artigosassinados são da responsabilidadeindiv idual . Os ar t igos que nãocorrespondam à linha doutrinária einformativa deste jornal, não serãopublicados.

Fic

ha Técnica

www.irmaos.net/refrigerio/Se tem acesso à Internet, visite-nos noendereço acima referenciado. Além dosartigos publicados na presente revista,encont rará dezenas de ar t igos de"Refrigério's" anteriores.Se pretender enviar-nos alguma mensagem,use o formulário ali existente ou remeta-nosum email para: [email protected]

Ig. Foz Douro..... 02 Ig. Nogueira......... 02 Ig. Brito-Granja........... 04Ig. Alto da Maia.. 05 Ig. V.N.Poiares..... 02 Ig. Vila Verde.............. 05Ig. Tovim Meio.... 02 Ig. Paredes Bairro 20 Ig. Monte Redondo..... 10Ig. Alumiara........ 04 Ig. Valadares........ 1.5 Ig. Vale Maior.............. 15Ig. Perrães......... 07 Ig. Gaganha Naz.. 05 Ig. Aveiro..................... 05Ig. Cucujães...... 40 Ig. Fafe................. 05 Ig. Silvalde.................. 05Ig. Lusíadas...... 7,5 Individuais............ 85

finançasfinançasOfertas recebidas para sustento do Refrigério até ao dia 25.2.2000,as quais agradecemos.

Valores em contos. Saldo Actual: 90c. Neg.

O preçodo amor

Um menino, com voz tímida e osolhos cheios de admiração,pergunta ao pai:

- Pai, quanto ganha por hora?O pai, num gesto severo, responde: -Escuta aqui, meu filho, eu estoudemasiado cansado para te responder aperguntas desnecessárias.Mas o filho insiste: - Mas papai, porfavor, diga, quanto ganha por hora?A reacção do pai foi menos severa erespondeu: Mil escudos, filho. Porqueperguntas?- Então, papai, poderias emprestar-mequinhentos escudos?O pai, cansado do dia de trabalho e dotrânsito que enfrentou, trata o filho combrutalidade, respondendo: - Então, essaera a razão de querer saber quanto euganho? Vai dormir e não me amolesmais!Já era noite, quando o pai começou apensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filhoprecisasse comprar algo.Querendo descarregar sua consciênciadoída, foi até o quarto do menino e, emvoz baixa, perguntou: Filho, já estás adormir?- Não, papai! - respondeu sonolento echoroso.- Olha, aqui está o dinheiro que mepediste.

-Muito obrigado, papai! - disse o filho,levantando-se e retirando maisquinhentos escudos de uma caixinhaque estava sob a cama.Agora já completei, papai! Tenho milescudos. Será que me poderias venderuma hora do teu tempo?Que grande lição de oportunidade paraos pais recordarem que o convívio e aamizade em família é de elevado valor.Este filho sentia a falta do amor e dacomunhão de seu pai. Isto acontece como pai terreno, muitas vezes preocupadocom o supérfluo, esquecendo-se da suaresponsabilidade para com aqueles quesão seus descendentes.O contrário acontece na vida espiritual. Onosso Pai Querido Deus- nunca seesquece de nós e está sempre pronto asocorrer, a guardar, a acompanhar e alibertar do mal os seus filhos.Mas onde estão os seus filhos? Muitas

vezes estão preocupados com osupérfluo, esquecendo-se da suaresponsabilidade para com Aquele que é

O Criador e que deu o Seu FilhoUnigénito para que através dElealcançássemos valiosas e preciosaspromessas, atribuindo-nos bênçãos euma posição de relevo na Sua Familia:Filhos- impossível de ser angariada comqualquer mérito, capacidade ou poder.II Pedro 1:3-4.

Page 3: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

São 63 concelhos em Portugal semqualquer Igreja Evangélica e 246 semqualquer Assembleia do Movimento dos

Irmãos.

Aveiro

Beja

Braga

Bragança

Castelo Branco

Coimbra

Évora

Faro

Guarda

Leiria

Portalegre

Santarém

Setúbal

Viana do Castelo.

Vila Real

Viseu

Açores,

Madeira

Porto Lisboa

À entrada de um novo milénio, esta é umarealidade que torna Portugal um dos países daEuropa onde o Evangelho está menos difundido eaceite, apesar de todos os meios tecnológicos edos mais amplos direitos de liberdade religiosaque nos são concedidos pelo Estado.

Em resumo, no Distrito de , Castelo dePaiva, Murtosa não há qualquer IgrejaEvamgélica além destes sem Assembleias dosIrmãos, Águeda, Arouca, Sever do Vouga eVagos.

No distrito de não existe nenhumaAssembleia dos Irmãos e em Alvito e Barrancosnão há qualquer Igreja Evangélica.

No distrito de , não é conhecida qualquerIgreja Evangélica em Cabeceiras de Basto,Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira doMinho, Vila Verde e Vizela. Sem Assembleias dosIrmãos também em Amares, Barcelos,Esposende, Terras do Bouro e V.N.Famalicão.

No distrito de , não existe qualquerAssembleia dos Irmáos e não há qualquer IgrejaEvangélica no concelho de Torre de Moncorvo.

No distrito de , só há umaAssembleia que se identifica com os "Irmãos" nasede do distrito. Fora dele, não conhece qualquerIgreja Evangélica, o concelho de Vila de Rei.

é um distrito de forte implantação dasAssembleias dos Irmãos, mas não há qualquerAssembleia em Arganil, Condeixa-a-Nova, Mira,Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Tábua ePampilhosa da Serra. Neste último também nãohá qualquer Igreja Evangélica.

é um distrito sem qualquer Assembleiados Irmãos. Além disso, Mora e Mourão não têmqualquer ponto onde se anuncia o Evangelho.

O panorama é o mesmo no distrito de .

Nenhuma Assembleia dos Irmãos e sem qualquerIgreja Evangélica está o concelho de CastroMarim.

Repete-se o quadro no distrito da .Além disso, Aguiar da Beira, Almeida, Fornos deAlgodres, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel,Sabugal não têm qualquer Igreja Evangélica.

O rol continua no distrito de .Não háqualqauer Igreja Evangélica em Alvaiázere eAnsião e não há qualquer Assembleia dos Irmãosem Leiria, Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldasda Raínha, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande,Nazaré, Óbidos, Pedrógrão Grande, Pombal ePorto de Mós.

Nenhuma Assembleia dos Irmãos no distritode . Sem Igreja Evangélica, osconcelhos de Arronches, Castelo de Vide,Marvão e Monforte.

No distrito de , Chamusca, Ferreirado Zêzere e Golegã não têm qualquer IgrejaEvangélica. As Assembleias dos Irmãos só estãopresentes em dois concelhos - Cartaxo e RioMaior.

O cenário do distrito de muda nolitoral, mas mantém-se no interior. Sendo certoque todos os concelhos têm Igrejas Evangélicas,as Assembleias dos Irmãos ainda não existem emAlcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Grândola,Moita, Montijo, Palmela, Santiagodo Cacém eSesimbra.

Sem qualquer IgrejaEvangélica em Caminha e Paredes de Coura, nãotem qualquer Assembleia dos Irmãos em todosexcepto 2 concelhos - Viana do Castelo e Ponte deLima.

O distrito de não conhece qualquerAssembleia dos Irmãos e em Boticas, Mesão Frio,Mondim de Basto, Ribeira da Pena, S.Marta dePenaguião não há qualquer Igreja Evangélica

: mais um distrito onde o Evangelho nãotem entrado. Armamar, Carregal do Sal, Oliveirade Frades, Vouzela, Penalva do Castelo,

Penedono, Resende, S.Pedro do Sul , Sátão,Tarouca e V.N.Paiva não têm qualquer IgrejaEvangélica. Das Assembleias dos Irmãos só emMortágua e Santa Comba Dão.

No Arquipélago dos só Ponta Delgadatem uma Assembleia dos Irmãos. Nordeste,Povoação, Vila Franca do Campo, Calheta, Velas,Sta.Cruz Graciosa, Corvo e Lajes das Flores nãotêm qualquer Igreja Evangélica.

No Arquipélago da não há qualquerAssembleia dos Irmãos. Calheta, Câmara deLobos, Ponta do Sol, Porto Moniz, Santa Clara,Santana, S.Vicente e Porto Santo não têmqualquer Igreja Evangélica.

Os distrito do e são excepção,mas existem vários concelhos sem qualquerAssembleia dos Irmãos -No distrito do Porto, emFelgueiras, Gondomar, Lousada, Marco deCanaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel,Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Valongo e Vila doConde. No distrito de Lisboa, em Alenquer,Amadora, Cadaval, Cascais, Lourinhã e Mafra.

Prosseguir um trabalho pode ter as suasdificuldades, mas ir para um lugar onde oEvangelho ainda não penetrou é que deve ser oalvo. Infelizmente, vemos que alguns que sedizem "missionários" apenas têm a sua "carreira"em locais onde o Evangelho já está implantado. OSenhor quer que todas as criaturas venham aoconhecimento da verdade, a todos os confins daterra (Mt 28:16-20; Atos 1:6-8) e o Espírito Santotem movido nos corações de homens e mulheresque, com os pés calçados "com a preparação doEvangelho da paz" (Efésios 6:15) têm levado aBoa Nova às áreas não evangelizadas. Que omesmo sentimento possa existir em relação atantos concelhos do nosso país, cuja populaçãoainda não tem a oportunidade de ouvir e de, apóscrer, se reunir em comunhão com os resgatadospelo Senhor Jesus Cristo. O rol desses concelhosestá patente aos olhos de todos.

3Actualidade

Por Joel PereiraRefrigérioJunho a Agosto 2000

- PARA ADMISSÃO IMEDIATA -

OBREIROS

Dedicados, desinteressados, persistentes, corajosos eresistentes para serviço de testemunho do Senhor Jesus Cristo.

O local de trabalho é qualquer dos concelhos de Portugal semqualquer presença evangélica e/ou sem presença deAssembleias Locais fieis aos princípios do Novo Testamento.

Remuneração: Na dependência exclusiva do Senhor da Seara.

Contacto: Ao Senhor Jesus Cristo, pela oração.

PRECISAM-SE

Page 4: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

1- Jerusalém é a cidade de Davi, onde elegovernou como rei durante 33 anos sobretodo o Israel e Judá (2Sm 5.5)

2 - Jerusalém está situada no centro daterra não apenas geograficamente , mastambém tem importância central quantoao Plano de Salvação (Ez 5.5)

3 Em Jerusalém estão os tronos dajustiça (Sl 122.5).

4) - Jerusalém é a cidade fiel (Zc 8.3).

5) O Senhor habitará em Jerusalém (Zc8.3)

6) Conforme as palavras de Jesus,Jerusalém é a cidade do Grande Rei (Mt5.35).

7) Só existe uma cidade no mundo pelaqual Jesus chorou: Jerusalém (Lc19.41ss)

8) Em Jerusalém ocorreu o maioracontecimento de todos os tempos: aliDeus reconciliou o mundo consigomesmo por intermédio de Jesus Cristo(2Co 5.19; Hb 13.12).

9) Do Monte de Jerusalém Jesus Cristo

subiu ao céu (At 1.9-12)

10) Em Jerusalém aconteceu o primeiroPentecostes e foi ali que os discípulosforam cheios do Espírito Santo (At 2).

11) Em Jerusalém surgiu a igrejaprimitiva, quando cerca de 3.000 pessoasse converteram. (At 2.41-47).

12) A partir de Jerusalém o Evangelho foiespalhado por todo o mundo (At 1.8).

13) Exclusivamente a cidade deJerusalém é a equivalente terrena daJerusalém celestial (Gl 4.26; Hb 12.22; Ap21.2).

14) Durante quase 2000 anos Jerusalémfoi pisada pelos gentios. Desde 1967 esseperíodo terminou, e Jerusalém énovamente a capital do povo judeu (Lc21.24)

15) Em Jerusalém aparecerão as duastestemunhas no tempo da GrandeTribulação e testemunharão durante 1260dias. No fim desse tempo elas serãomortas pela besta, ressuscitarão depoisde três dias e meio, e de Jerusalémsubirão ao céu (Ap 11.3-13).

16) No fim do tempo do anticristo todasas nações da terra se ajuntarão para lutarcontra Jerusalém (Zc 12.2; 14.2).

17) Então Jerusalém se tornará pedra detropeço para todos os povos, e todas asnações que a erguerem, se ferirãogravemente (Zc 12.3).

18) Jesus Cristo voltará para Jerusalémpara salvar o Seu povo, e todo oremanescente de Israel se converterá aoSenhor (Zc 14.4ss).

19) , Jesus Cristo estabelecerá o Seureino de paz em Jerusalém e será Reisobre toda a terra (Is 2.2-4; Zc 14.9).

20) Então, sob o abençoado domínio deJesus Cristo, Jerusalém será uma cidadedonde correrão águas vivas (Zc 14.8).

21) Depois do Milênio, Satanás tentarámais uma vez conquistar e destruirJerusalém, seduzindo os povos paralutarem contra Jerusalém. Fogo do céuconsumirá essas nações, e o diabo serálançado no lago que arde com fogo eenxofre (Ap 20.7-10).

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

(Adaptado)

4Actualidade

RefrigérioJunho a Agosto 2000Por Samuel Pereira (Adaptação)

Jerusalém

Yasser Arafat tem exigido um novo estado palestino com Jerusalém como capital. Não existe nenhuma cidade nomundo pela qual se lutou e se luta mais do que por Jerusalém. A igreja católica romana exige ainternacionalização de Jerusalém . Praticamente nenhum país - nem os Estados Unidos - reconhece Jerusalém

como capital de Israel.Jerusalém é mais e mais o centro das atenções. Neste ano 2000 ela é inundada por todo tipo de seitas, que esperam o fimdo mundo. Mas em nenhum lugar da Bíblia está escrito que no ano 2000 acontecerá isto ou aquilo, quer seja emJerusalém ou em qualquer lugar do mundo. O dia e hora não são revelados (Mt 24.42). A palavra de Deus é a autoridadefinal e principalmente, tratando-se de Jerusalém. Mesmo que o mundo inteiro diga "não", se Deus diz "sim", é a Suavontade que se vai cumprir. Por isso, é proveitoso termos em mente o que Deus e Sua Palavra nos dizem acerca deJerusalém. Esta é a cidade mais importante do mundo. A seguir apresentamos resumidamente 21 factos bíblicos queenfatizam a singularidade de Jerusalém:

Page 5: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

Évulgar ouvir-se dizer da boca

daqueles que pouco ou nadapercebem da fé que afinal é tudo

igual, ou seja, não acham diferença nasdiferentes crenças.

Os que assim falam, são aqueles quedizem de peito cheio, muito convencidos,«eu também tenho a minha fé».

Às vezes, nem é fé o que têm, mas sima l g u m a p r e s u n ç ã o , p o r q u e s eentendessem alguma coisa de fé, nãodiziam como também dizem «todossomos filhos de Deus».

Ora, sabemos que tal raciocínio não temqualquer aceitação na Palavra de Deus, aqual determina com maior precisão quemsão os verdadeiros filhos de Deus. (João1:12).

È verdade que somos criação de Deus,mas esta afirmação não refuta, de modoalgum, a anterior, conforme lemos emRomanos 9:8 e 8:6-8.

Consideremos no entanto que aobservação que os descrentes sustentamtem algum fundamento, algumaexplicação.

Será que a leitura que fazem da vida dosdescrentes é o resultado de uma análiseambígua e injusta, ou será que nãoconseguem mesmo ver em nós diferençaalguma dos demais que não andam naverdade, que não são filhos do dia, masdas trevas? (Efésios 5:7-10).

Será que essa diferença tão agradável aoolhos do Senhos não é tão notória quantose impunha? (II Coríntios 6:14-18).

Somos ou não a carta escrita para ser lidapelos homens, segundo a terminologia doapostolo Paulo? (II Cor. 3:2-3).

Somos ou não o sal da terra e a luz domundo? Somos ou não bem cheiro deCristo? (Mat.5:13-14 e II Cor. 2:14-16).

Se conseguirmos reflectir com nitidez aimagem de Jesus, a Igreja crescerá e não

faltará quem prefira agregar-se á nossafamília espiritual.

Que pessoas nos convêm ser? (II Pedro3:11-13).

Quando pensamos ou comentamos quenão é fácil trazer as pessoas para dentro daIgreja, porventura não será aquela umadas razões pelas quais os descrentes nãosentem qualquer atracção?

Busquemos tudo aquilo que promova anossa edificação e a daqueles quecoabitam connosco, ou que vegetam ánossa volta (Romanos 14:17-19).

(I Cor. 10:31-33) e deixemos o resto porconta do Senhor.

Ele pelo Seu Espírito mostrará econvencerá os menos esclarecidos.

«Quer comamos quer bebamos oufaçamos qualquer outra coisa, façamo-l a p a r a g l ó r i a d o S e n h o r »

5

Actualidade

Por Samuel da Silva OliveiraRefrigério

Junho a Agosto 2000

tudoigual ?

test

emun

ho Tomei a decisão e a liberdade pessoal de aceitar Jesus na minha vida. Esta decisão é feita consciente e emconjunto com o arrependimento total dos meus pecados para a salvação da minha alma. Tal decisão, bemponderada levou-me a pedir aos Irmãos Orlando Luz e João Paulo da Igreja Evangélica em Alvalade que

marcassem o meu baptismo.Durante 3 meses de convívio entre os irmãos eu assisti ás várias reuniões semanais em Alvalade e nas Amoreirase também na minha residência.Em 11 de Junho de 2000 dia de Pentecostes, fui baptizado no baptistério da Igreja das Amoreiras. Quemaravilha para a minha pessoa! Que dia maravilhoso que nunca mais esquecerei no decorrer da minha vida!Quanto valeu para mim ter escolhido esta família evangélica com referencia especial e a Igreja em Alvalade, quenunca se importou em saber quem eu era, donde vinha ou qual teria sido a minha anterior militança.Assim, estes meus irmãos que compõem esta congregação fazem-me lembrar Jesus e seus discipulos querecebiam ao seu redor todos os que O queriam acompanhar seguindo-O na pregação da Palavra.Sinto-me muito feliz e tenho a certeza absoluta que o plano e a alegria que o Senhor tem reservado para a nossafamília evangélica - ÁLVARO J. BARATA (Lisboa)

Page 6: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

TERÁS VIDA EM OLHARP'RA JESUS, SALVADORELE DIZ "VIDA ETERNA EU TE DOU"NUNCA PERECERÀS,CRENDO EM CRISTO - O SENHORSEGURANÇA EM JESUS GOZARÁS.

Temos em 1 Co 1.26, que

nem muitos denobre nascimento”, mas assim mesmo,Deus, na Sua maravilhosa graça, visita, àsvezes, tais famílias com a Sua salvação.

A família Hull, de Devon, Inglaterra, foi umexemplo dessa divina intervenção. Era umafamília nobre, de nomeada tradição, quevivia em Marpool Hall, nas cercanias deExmouth. Apesar de a antiga casa, sersubstituída por um parque público,permanece ainda, naquela parte daInglaterra, alguma memória dos Hulls, deMarpool Hall.

Amélia Matilda Hull nasceu no dia 30 deSetembro de 1812 e era a mais nova dosonze filhos de William Thomas e HarriotHull, de Marpool Hall. Seu pai era um capitãomilitar aposentado. Pouca coisa se sabe davida particular de Amélia, a não ser a históriada sua conversão. Aliás, as circunstânciasdaquele grande evento são tão cheias deinteresse e tão inexplicavelmente ligadas aosurgimento deste amável hino, “Vida por umolhar”, que vale a pena conhecer a suahistória.

Consta que Amélia ouviu o Evangelho pela

primeira vez quando tinha vinte anos deidade. Um evangelista visitante armou a suatenda próximo da casa de sua família e toda avizinhança foi convidada a ouvir oEvangelho.

Uma noite Amélia aventurou-se a ir.Esgueirou-se na parte de trás da tenda eouviu com bastante atenção o Evangelho deJesus Cristo. Seu coração ficou sobremodoabalado. Quando voltou para casa contou aoseu pai onde havia estado e ele ficou furioso.Disse-lhe que ela não devia associar-se comaqueles “crentes” e que aquelas reuniõesnão eram dignas de alguém de posiçãoelevada como ela. Ao mesmo tempo,proibiu-a de voltar a assistir àquelasreuniões.

Contudo, o coração de Amélia já haviarecebido as gotas da água viva e ela estavasedenta por ouvir mais. Sentiu que deviavoltar apesar da proibição imposta por seupai e foi assistir à reunião seguinte. Amensagem foi baseada em João 3.14-15,onde o Senhor menciona o levantamento daserpente de metal no deserto e a cura querecebiam as pessoas que, mordidas pelasserpentes verdadeiras, levantassem o olharpara a serpente de metal. Naquela mesmanoite Amélia olhou, pela fé, para o Cristo doCalvário e foi salva por toda a eternidade.

Quando regressou ao lar deparou com afúria de seu pai. Este, com muita ira, levou-aaté à biblioteca, onde repreendeu-aseveramente pelo que fizera e ordenou-lhe

que ali comparecesse novamente às 9 horas do dia seguinte a fim de apanhar dechicote. Amélia, muito perturbada retirou-separa seu quarto sentindo-se muito triste porter causado dissabor a seu pai, mas aomesmo tempo gozava profunda alegria pelasalvação de Deus que inundara a sua alma.

Pela manhã, pensando nos acontecimentosdo dia anterior tudo quanto se passaranaquela reunião e, sobretudo, a grandiosamensagem que ouvira e que lhe trouxerapaz, sentou-se e foi deixando extravasarsobre um pedaço de papel os sentimentosdo seu coração. Assim que o relógio bateu 9horas dirigiu-se à biblioteca levandoconsigo o referido pedaço de papel. Láestava seu pai e, sobre a mesa, o chicote. Elaentrou, entregou ao pai o papel e ficouesperando. O capitão W. T. Hull ficou de pé e,enquanto lia a composição de Amélia, algoextraordinário aconteceu. Uma notávelmudança. O pai de Amélia sentou-se e enfiouo rosto entre as mãos. Através da leituradaqueles versos Deus falou ao coraçãodaquele homem fazendo-o sentir-setotalmente arrasado. Desapareceu de suamente qualquer pensamento de bater emsua filha. Pelo contrário, naquela manhã, alina biblioteca, o capitão Hull foi ao encontrodo Salvador de Amélia.

Daquele dia em diante foi efectuada umagrande transformação, não só na vida docapitão Hull, como também na vida deMarpool Hall.

“... não

foram chamados muitos sábios

segundo a carne...,

6

Música

RefrigérioJunho a Agosto 2000Hinos e Cânticos

istóricoinosHDOS

Vida por um olharVida por um olharHinos e Cânticos, 47

Page 7: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

Stephen e Alisson YuilleCanada

Serra LeoaGuerra

ÍndiaConversões

E

V

ste casal canadiano que nosúltimos anos esteve a trabalharno ministério de evangelização

na área das terras de Santa Maria daFeira, e na edificação dos crentes emmuitas das Igrejas locais, no Norte doPaís, tendo sido orador em doisCongressos de Jovens e professor daEscola Biblica do Norte, voltou para asua terra Natal, no fim de Junho de2000. No seu novo (se é novo!)serviço na Obra do Mestre desejamosas mais ricas bênçãos do Senhor.

ários cristãos foram alvejadosno ano passado enquanto aguerra civil mostra poucos

sinais de diminuir. Os rebeldesqueimaram mais 20 igrejas emFreetown, a capital, e várias igrejasnoutros locais do país. “Onde querque vá, não pode escapar doslembretes da matança e da violação”disse a Sra. Ruby Pearce, SecretáriaExecutiva da Sociedade Bíblica.

Uma vila inteira no Estado de Bihar naIndia composta por 32 adultosqueimou os seus ídolos após terprofessado a fé em Cristo. O chefe da

vila foi convertido depois que umajovem o advertir a parar de adoraroutros deuses.Todos fizeram um exame deconsciência e decidiram queimar osídolos enquanto cantavam louvores aCristo. Após as conversões, o chefe foipreso por polícias e os outros foramrepreendidos e ameaçados. Orem porfavor, que a fé desses irmãos para quenão venham a falhar, mas quecontinuem a seguir Jesus Cristo esofrer para Ele.Fontes: Compact Direct-SIM.P/ Sebastião Oliveira

7Missões

Departamento Missionário da CIIPRefrigérioJunho a Agosto 2000

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIPSecretário Executivo: Secretário Adjunto: Tesoureiro:

Apartado 131, P-2725 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99 03 210 0176143

ANTÓNIO CALAIM AUGUSTO POÇAS ALBERTO MANAIANARCISO CAMPOS, JOAQUIM SANTIAGO, RUI OLIVEIRA, DANIEL CARVALHO, PAULO CARVALHO, CARLOS ANTUNES,

ROMANA DIAS, CATARINA ALVES, ANABELA CANELAS, LUDOVINA SANTOS

RETIRO PARA OBREIROSpromovido pelo Departamento Missionário

Início em 04 de Setembro de 2000, com o jantarTérmino em 09 de Setembro, com o almoço

Mensageiro - Irmão Walter AlexanderLocal: Instalações do Instituto Bíblico Português

Promovido para comunhão de obreiros, aos pés do Senhor, apreendendo uns comos outros, compartilhando alegrias e pesares que são bálsamo para todos nós.Sabemos que é necessário esforço e graça para estar presente.

Os Irmãos Delmiro e Lurdes Rodrigues estão prontos para, como é hábito, dirigiremo tempo ali. A Irmã Romana Dias também aguarda com ansiedade a oportunidadede vos servir da melhor maneira.

Agradecíamos a confirmação da vossa vinda, para uma melhor organização dotempo e espaço. Devem confirmar através de um telefonema para a Irmã Romana(Tel.21 955 4999), ou Ir. António Calaim (Telem.96 257 4180).Temos tabela de custos do IBP para vossa informação. Finanças não podem serproblema da vossa estadia, como tem sido usual em anos anteriores.Gratos desde já pela vossa atenção, somos ao Serviço do Mestre e de vós também.

Page 8: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

Em Actos 13:1-3, lemos:

1. DISSE O ESPÍRITO SANTO...

.

2. SEPARAI-ME AGORA

3. SERVINDO ELES AO SENHOR...

A) - O servo em questão deve preencher asqualidades exigidas na Palavra de Deusconforme 1 Timóteo 3:2-7: ...

O leitor poderá, ainda, consultar acarta de Paulo a Tito 1:5-9.B) - O servo em questão deve serexperimentado (sejam estes primeiramenteexperimentados).

RESPONSABILIDADES DA IGREJA1. IDENTIFICAR-SE COM O OBREIRO.

2. ENVIAR OFERTAS PARA O OBREIRO.

3. ENCAMINHAR OS OBREIROS QUEVIAJAM.

Havia na igrejaem Antioquia profetas e mestres:Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger,

Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes,o tetrarca, e Saulo. E servindo eles ao Senhor ejejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me,agora, Barnabé e Saulo para a obra a que ostenho chamado. Então, jejuando, e orando, eimpondo sobre eles as mãos, os despediram.

Observemosque após o Espírito Santo ter chamado osservos ( ), Ele fala com aIgreja a respeito desse chamamento e a Igrejapor sua vez tem a responsabilidade nãosomente de discernir a acção do EspíritoSanto, como também, de obedecê-Lo. Não énenhuma brincadeira separar alguém para aobra, ao contrário, é algo de muitaresponsabilidade A igreja local só perceberá aacção do Espírito Santo quando estivervivendo em sintonia com Ele. Observem:

É possível que uma igreja localcumpra o dever de se reunir, e com as suasactividades indispensáveis, mas não viverá averdadeira comunhão com Deus se não tivercondições espirituais de perceber a actuaçãodo Espírito Santo. Tal igreja local estará emmornidão.

... É de sumaimportância notarmos que a igreja local é quesepara o obreiro para a obra a que o Espírito Santo o chamou. Vemos que em primeirolugar o Espírito Santo chamou a Paulo eBarnabé, e depois de os chamar, Ele falou aIgre ja ordenando-a ( ) arecomendar esses servos à obra de Deus. Aigreja local nunca deverá agir se não tivercerteza da ordem do Espírito Santo.

Deussempre chama aqueles que estão activos naSua obra. Às vezes temos pouco tempo paranos dedicar ao trabalho de Deus devido asnossas actividades seculares, mas se nopouco tempo que temos, ao sermos fiéis,podemos ter certeza de que Deus nos confiarámais. Vejam Lucas 16:10:

Na verdade o Senhor precisa de pessoas fiéisque dêem todo o seu tempo à Sua obra. OSenhor Jesus pediu-nos que orássemos nesse

sentido. Vejam o teor da oração em Mateus9:38:

Temos que pedir a Deus trabalhadores, servosque irão se desgastar na Sua obra. Portanto, aigreja local não pode recomendar à obra umirmão que não seja trabalhador.C o m o p o v o d e D e u s , n ó s t e m o sresponsabilidades para com aqueles irmãosque se desgastam na obra de Deus, conformelemos em 1 Tessalonicenses 5:12-13: Agora,vos rogamos, irmãos,

Quando um irmão apresenta à igreja local o seudesejo de dedicar todo o seu tempo à obra, eladeve buscar a direcção do Espírito Santo. Devese lembrar que as Suas instruções já estão naBíblia e precisam ser cumpridas, a saber:

É necessárioque o bispo seja irrepreensível, esposo de umasó mulher, temperante, sóbrio, modesto,hospitaleiro, apto para ensinar; não dado aovinho, não violento, porém cordato, inimigo decontendas, não avarento; e que governe bem aprópria casa, criando os filhos sob disciplina,com todo o respeito... não seja neófito, paranão suceder que se ensoberbeça e incorra emcondenação do diabo. Pelo contrário, énecessário que ele tenha bom testemunho dosde fora, a fim de não cair no opróbrio e no laçodo diabo.

A palavra traduzida porexperimentados significa, no original, "provarpor meio de testes". Como Igreja não podemosrecomendar à obra um irmão que não estejademonstrando suas habilidades na igreja local.Uma decisão precipitada deve ser evitadanes ta á rea :

(1 Timóteo5:22).

EmActos 13:3, lemos: ..

O acto de impor as

mãos era uma identificação com os obreirosquanto ao chamado do Espírito Santo. Osirmãos estavam confirmando que estariamjuntos com os servos chamados na realizaçãoda obra de Deus. É muito lindo ver as igrejasenvolvidas com os obreiros na divulgação doEvangelho.

Asofertas não são um privilégio somente daigreja local que recomenda, mas todas aigrejas de Deus devem contribuir para osobreiros, tanto no seu sustento como para osustento da obra que fazem. Observem o relatode Paulo aos Filipenses 4:15-17...

Devemos observar que aigreja em Filipos estava associada ao apóstoloPaulo, no seu ministério, como um servo quevivia pela fé. O sustento vinha de onde Deusqueria. Que as igrejas do Senhor sejamdespertadas para estarem no campoacompanhando e sustentando o trabalho feitopelos poucos servos que temos.

Quando Apolo queria percorrer aAcaia, os irmãos o animaram e até escreveramcartas para que os discípulos o recebessem:

A mesma palavraaparece na carta de Paulo a Tito 3:13:

Em resumo, aprendemos que as igrejas locaisdevem ter uma grande preocupação em seguira orientação da Palavra na hora de recomendarum obreiro. Devem se associar a ele noministério enviado ofertas e, ao mesmo tempo,devem contribuir com os servos de Deus queas visitam para que eles tenham condições deprosseguir em sua jornada.

os tenho chamado

Servindo eles ao Senhor e jejuando, disse oEspírito Santo.

separai-me

Quem é FIEL NOPOUCO também é FIEL NO MUITO; e quem éinjusto no pouco também é injusto no muito.

Rogai, pois, ao Senhor da seara quemande TRABALHADORES para a sua seara.

QUE ACATEIS COMAPREÇO os que trabalham entre vós... e queOS TENHAIS COM AMOR EM MÁXIMACONSIDERAÇÃO, por causa do trabalho querealizam.

A n inguém imponhasPRECIPITADAMENTE as mãos...

. e impondo sobre eles asmãos os despediram.

no início doevangelho, quando parti para Macedônia,NENHUMA IGREJA SE ASSOCIOU COMIGO notocante a dar e receber, senão unicamentevós outros; porque até para TessalônicaMANDASTES NÃO SOMENTE UMA VEZ, MASDUAS, o bastante para as minhasnecessidades...

Querendo ele percorrer a Acaia, ANIMARAM-NO OS IRMÃOS E ESCREVERAM AOSDISCÍPULOS PARA O RECEBEREM... (Atos18:27). O apóstolo João aborda este mesmoassunto e nos exorta a cuidarmos dosobreiros que nos visitam ENCAMINHANDO-OSEM SUA JORNADA POR MODO DIGNO DEDEUS... (3 João 5-8).

ENCAMINHA COM DILIGÊNCIA Zenas... eApolo, a fim de que não lhes falte coisaalguma.

8Igreja e Missões

RefrigérioJunho a Agosto 2000Por Alberto Espigari Trinck (in )Boletim de Obreiros, Brasil

O Obreiroseparação para a obra de Deus

Page 9: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

INDONÉSIA

M

P

P

ilitantes islâmicos mataram maisde 40 cristãos e deixaram centenasferidos em aldeias nas ilhas

Molucas, na Indonésia. Cerca de milmilitantes atacaram as aldeias e queimaramvárias casas. Uma semana antes, um ataquesemelhante na mesma área deixou cerca de30 mortos. O exército da Indonésia está ainvestigar o envolvimento do grupoextremista islâmico Lashkar Jihad, querecentemente enviou à região centenas demilitantes. Mais de 3 mil pessoas morreramnas ilhas Molucas desde o início dosconfrontos entre cristãos e muçulmanos, há18 meses, segundo a BBC

recisam-se professores formadospara Timor Leste, tanto para trabalharlá como para treinar outros

professores timorenses. Médicos, dentistase enfermeiros estão sendo muitonecessários. Uma missionária alemã de 78anos de idade está atendendo a cerca de 200pessoas diariamente! Precisa-se também depsicólogos para ajudar aos traumatizados,principalmente às moças que sofreramabusos durante a ocupação. Que Deusabençoe ricamente a todos que oram esustentam.Email:

a Espanha, mulheres de todas asreligiões lançaram uma campanha dedenúncias legais contra o chefe da

comunidade islâmica (imã) de Fuengirola,cidade da Costa do Sol, que ensina oshomens como "bater nas mulheres deacordo com o Corão, sem deixar marcas".No livro "A Mulher no Islã", que acaba de serlançado no mercado espanhol, o imã

Mohamad Kemal, segunda autoridademuçulmana da Espanha, escreve no capítulosexto: "Os golpes devem ser desferidoscontra uma parte concreta do corpo, como

os pés e as mãos, e devem ser usadas varasfinas, para não deixar hematomas oucicatrizes, que são passíveis de denúnciaspenais por violência nos tribunais".O imã baseia sua defesa no Corão. "Está noCorão. É uma advertência à mulher que serebela contra o homem. Apenas douconselhos aos maridos". Aproximadamenteum milhão de muçulmanos vivem naEspanha. As informações são da AgênciaEstado.

reacção de alguns líderes cristãosdiante do conflito na Nigéria vempreocupando, além das mortes, dos

estragos materiais e da insuportável tensãoentre cristãos e muçulmanos. Quando umamultidão de mais de dois mil muçulmanosatacou igrejas no final do ano em Ilorin,cidade no Estado de Kwara, o pastor titularda Igreja Missionária Unida da África,Reverendo Tunde Simeon, descreveu oataque como "satânico" .Infelizmente o pior aconteceu. Passeata decristãos no final de fevereiro acabou nummassacre mútuo de cristãos e muçulmanos,muitos queimados vivos. A estimativa inicialera de trezentos mortos, mas a redebritânica BBC, no dia primeiro de Março,contava mil vítimas fatais. Dias antes datragédia, manifestantes muçulmanoscarregavam pelas ruas cartazes com osdizeres: "Não há lei a não ser a de Deus" eoutros como: "Votamos pelo regime legalislâmico na Nigéria".

reso em outubro de 1996,foi julgado culpado e

sentenciado por um tribunal deSahiwal. A única evidencia apresentada pelapromotora contra Masih foi a palavra deacusação de um muçulmano. Ayub, agoracom 34 anos, é agredido com frequência porpresos muçulmanos de sua cela e já foi

atacado na entrada da sala de audiências do tribunal. Além disso, não recebeuaté hoje tratamento de saúde adequado parasua forte alergia de pele.

m jovem cristão paquistanês estápreso desde Maio de 1998 sob aacusação de blasfemar contra o

profeta muçulmano Maomé. Por taisofensas, o juiz de Faisalabad sentenciou

, com 27 anos de idade a 8anos de prisão sob trabalhos forçados. "Umjulgamento ridículo "comentou umadvogado cristão de direitos humanos.Shafik, que é solteiro, está encarcerado semdireito a fiança na cadeia do Distrito deFaisalabad há um ano e nove meses. Ele esua família eram os únicos cristãos de sualocalidade. Fonte: Portas AbertasTIMOR-LESTE

ESPANHA

NIGÉRIA

MUNDO MUCULMANON

A

AYUBMASIH

SHAFIK MASIH

U

[email protected]

9Informação

Evangélicos no MundoRefrigério

Junho a Agosto 2000

N TÍCIASpelo mundo cristão

"Na verdade a terra estácontaminada por causados seus moradores,porquanto transgridemas leis, violam osestatutos, e quebram aaliança eterna."

*Isaías 24:5

Page 10: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

1- Lucas permaneceu em Filipos paraajudar os novos conversos a firmarem-se na fé . Paulo e Silas viajaram cerca de

100 milhas para Tessalonica, uma grande eimportante cidade mais tarde conhecida porSalónica. Esta cidade era a capital da provínciade Macedonia tornada livre em 42 AC pelosRomanos. Politicamente é comparada comAntioquia da Siria. Contudo todas as coisasque tornaram aquele cidade famosa jádesapareceram enquanto que o Evangelho alipregado por Paulo e Silas se estendeu por todoo mundo. Vide Tess.1:9-10, a mensagem queresultou na fundação dessa Igreja.

Antes de chegarem a Tessalonica, passarampor Anfipolis, cidade situada a sul de umexpendido lago, perto de colinas protectoras, a5 quilómetros do mar e no começo de umaplanície muito fértil. Passaram também porApolónia, entre Struma e Vardar. Os apóstolospassaram por duas cidades sem parar detestificar de Jesus Cristo.

Opregador deve ser guiado pelo Espirito Santo enão por regras. Nunca nos devemos furtar aodever de testemunhar, mesmo quando não háprogramação para tal, mas seguir a direcçãodo Senhor no sentido de fazê-lo.

2 - É interessante notar o objectivo definido porPaulo em chegar a Tessalonica, como já fizeraem relação a outros grandes centros, parapreservar o plano traçado pelo Espirito Santode

Era-lhes impossível anunciar pessoalmente aMensagem a todos os habitantes dessas regiões, mas deixava discípulos em todos oscentros estratégicos e estes pregavam a todosem redor Atos 19:10.Cabe aqui também ressaltar o seu entusiasmoe dedicação.Os apóstolos fizeram essa longa e difícilviagem logo no dia imediato á “surra”

pesada que receberam em Filipos, mas tãologo chegaram, cansados e machucados, semperda de tempo começaram a “

” -

I Tess.2:1-2. Fizeram-no, não como forma depenitencia, para obter favor do Senhor, masconstrangidos pelo que ardia dentro da alma.

3 Paulo não mudou o seu esquema conhecidode procurar primeiro o judeu -Rom.1:6, apesardos sofrimentos que resultaram dessecostume na primeira viagem (13:50, 14:2-19).Paulo não entrava na sinagoga para guardar oSábado ou qualquer outra parte da lei deMoisés. Podemos lembrar três razões desseseu costume:

3.1-Porque em todas as sinagogas eracostume convidar rabis e mestres visitantes afalar. Desta forma a sinagoga era porta abertaantes de se iniciar a perseguição contra oEvangelho

3.2-Nas sinagogas ensinavam a mensagem doVelho Testamento e os apóstolos baseavamseus discursos sobre as mesmas Escrituras.

3.3-Muitos gentios, sem acharem paz emqualquer forma da sua idolatria, frequentavamas sinagogas, procurando alguma coisa para aalma. Os gentios que os apóstolos encontravanas sinagogas tinham o coração aberto parareceber o Evangelho.

4-Paulo expunha e demonstrava aimperiosidade da morte e ressurreição deCristo (v.3). A palavra no original traduzida“expondo” é a mesma traduzida “abria” emLucas 24:32. É a mesma palavra traduzida“abriu” em Lucas 24:45 “Então abriu-lhes oentendimento para compreender asEscrituras”O pregador deve expor, não somente ler, asEscrituras Nee.8:8. É a explicação da Palavracom Poder do Espirito Santo que abre oentendimento.

” Que convinha que oCristo padecesse e ressuscitasse dos mortos”Em I Tess.1:5 vemos não apenas a palavraexposta, mas o poder do Espirito Santo naconvicção manifesta que acompanhava amensagem entregue por Paulo.Muitos hoje entregam a mensagem sem oEspirito. Outros pregam-na com o espirito,mas falta-lhes a plenitude da Palavra, não a

manejando. II Tim.2:15. Outros ainda, comoPaulo, conhecem bem as Escrituras e asanunciam com o Poder.

5 O Resultado de tal pregação apostólica estáindicado no verso 4 “E alguns deles creram”.podemos concluir do abençoado sucesso empouco tempo (verso 2 três sábados). Deve-setambém lembrar que enquanto Paulo esteveentre eles foi obrigado a trabalhar com as mãos“noite e dia” para suprir o que faltava do seusustento recebido em Filipos- I Tess.2:9,Filip.4:15-16. Mas o outro aspecto doresultado foi sem duvida a acção do inimigotentando transtornar a eficácia da fielpregação, accionando um dos elementostambém usado nos dias de hoje para anular amanifestação do poder do Evangelho: A inveja.

6- Vemos como os judeus, mesmo movidosde inveja, reconheciam a eficácia damensagem: “Tem transtornado o mundo”.Cristo havia dito: “Recebereis o poder doEspirito Santo”- Atos 1:8. Esse poder tem-semanifestado em todo o mundo através da fielp regação do Evange lho . Cabe-nostestemunhar no seu Poder.

7- Diante da recusa os apóstolos foram paraBereia, cerca de 90 quilómetros adiante. Novaviagem difícil, mas sem esmorecimento “quando pois vos perseguirem nesta cidadefugi para outra.”, foi a ordem do Senhor. O queaconteceu em Bereia foi notável “foram maisnobres...”. Vemos no verso 11 umademonstração maravilhosa de como se deveexaminar as Escrituras:1-Atentamente...2-Diariamente...3- Inteligentemente...4- Meditativamente.

8 - O resultado em Bereia foi “muitos creram,inclusive mulheres gregas e de alta posição enão poucos homens”. Não devemos minimizaro alcance da Palavra quando examinada naforma indicada. Não devemos negligenciar onosso dever de testemunhar-lhes também.

Não perderam a oportunidades oferecidas.

pregar nas cidades grandes, fazendodelas centros para a evangelização dasaldeias e cidades em redor.

anunciar oEvangelho de Deus em meio de muita luta

A Igreja apostólica falavaincansavelmente na cruz

________________________

Continua no próximo número

10Estudo Bíblico

RefrigérioJunho a Agosto 2000

Por Jayro Gonçalves

Experiências da Igreja Primitiva

O Povo de Deus Actuante4.ª Parte

Actos 17:1-13Transtornando o Mundo

Page 11: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

o factor Elias

ESTUDO BÍBLICO

Quando os rendimentos da família nãopermitem pagar a um explicador paratentar melhorar as notas... nem a escola

de línguas, as aulas de música, de natação oude desporto... como poderá um jovem realizaros seus sonhos?Quando a escola onde sonhávamos a vida setornou uma chatice... como haveremos devoltar a organizar as peças do puzzle?Quando o desemprego nos surpreende seráque ainda poderemos voltar a sentir-nos úteis?Quando a pensão mal dá para a renda da casa eo supermercado, como haveremos de compraros remédios?Quando as pessoas em quem confiámos afinalapenas nos usaram para o seu interesse...onde poderemos voltar a encontrar amor?

No século IX a. C., no tempo de rei Acab, a faltade chuva, e a consequente seca, deram origema uma verdadeira calamidade em Israel. Oprofeta Elias foi instruído por Deus a procurarágua num ribeiro junto ao Jordão e a dependerdo pão e da carne que uns corvos lhe haveriamde trazer. Ele obedeceu e assim aconteceu. Deuma forma miraculosa, foi a própria criação deDeus que sustentou o profeta. Foi a primeirafase da seca.A seca durou e o ribeiro secou. Elias recebeuentão instruções de Deus para se dirigir aSarepta, onde haveria de encontrar sustentoatravés de uma viúva. Seria a segunda fase. Foio que fez. Em Sarepta, o profeta encontra umamulher a apanhar lenha para cozer o seu últimopunhado de farinha e gastar o seu resto deazeite. A última refeição antes da morte!A boa nova de Elias era que este últimopunhado de farinha e esta última gota de azeite,pela graça de Deus, o seu favor imerecido,haveriam de surpreender aquela mulher atéque a chuva voltasse. E assim foi. Esta viúva defé, começou a cozinhar o seu último punhadode farinha e começou a verter o seu últimoazeite. Alimentou o profeta, o seu filho e a simesma. E a farinha e o azeite duraram eduraram.Para surpresa de todos, naquele ambiente defé, quando a vida voltava a sorrir, o rapazadoeceu e morreu. A mãe ficou despedaçada.

Agora que a vida lhe parecia oferecerestabilidade... a crise voltava a instalar-se.Nesta altura de dor, Elias assume um papel deintercessor. Ele clama a Deus por este rapaz epor esta mulher. Elias agonizou sentindo osofrimento daquela mulher só, cuja vidaabanava por todos os lados. Deus ouviu Elias eo rapaz reviveu.

Há nesta história, de muitos séculos de idade,algumas verdades relevantes para as nossasvivências de hoje.Quando acontece vivermos com a nossaúltima mão cheia de farinha e as últimas gotasde azeite, não quer dizer que Deus esteja longe.De facto, Deus está para além das crises, epode surpreender-nos, estendendo a sua mão.Por outro lado, para isso, neste processo denos surpreender, com a Sua graça, Deusfrequentemente usa alguém. Tal como na história de Sarepta, Deus comissionou Elias paraser parte da Sua acção miraculosa, numapequena família abanada, Deus está a usarhoje, pessoas simples, Seus filhos, comoinstrumentos da Sua intervenção em círculos de crise. Pessoas que levam umapalavra de fé, que partilham a dor dos quesofrem, e são instrumentos usados naexpressão da acção graciosa de Deus.

Os nossos recursos reais estão muito paraalém do que é imediatamente evidente. Vi istoacontecer, recentemente, com uma jovem. Aslimitações familiares desta rapariga nãoimpediram que a sua busca incessante tivesseuma resposta. Em resposta à sua oração, Deusprovidenciou alguém para lhe oferecer umabolsa de estudo. Alguém que lhe tornoupossível fazer o curso que ansiava. Vi istoacontecer, recentemente, quando Deus nos

mostrou as necessidades reais de váriaspessoas, a quem apenas faltava informação eencorajamento. Onde é que está a trabalharactualmente? Como vai o seu filho? Querpassar lá por casa? Já leu este livro? Podemostomar um café? E como tanta coisa veio maistarde a mudar... na sequência duma perguntaou dum gesto aparentemente insignificantes!É o nosso papel de facilitadores da vida emcomunidade, realizando-nos mutuamente.Mesmo quando a nossa farinha, em qualqueraspecto da vida, se começa a limitar a umamão cheia... seremos sábios se mantivermos anossa confiança no amor surpreendente eimerecido de Deus.Na realidade, muitos de nós, como Seus filhos,podemos desempenhar um papel um tanto ouquanto semelhante ao de Elias. O poder que aspessoas têm, serve frequentemente, nestasociedade sob os efeitos da queda, paraoprimir, corromper, gerar mais poder ou paradesenvolver ou cunhas, e no fundo,promover os interesses egoístas. Mas onosso poder, os nossos recursos, as nossaspossibilidades, em vez disso, e uma vezredimidas, podem ser usadas para ajudarpessoas na sua última mão cheia de farinha aredescobrirem um caminho, a recomeçaremuma etapa, a restaurarem uma relação, aencontrarem-se com Deus. É esta a diferençaque a fé em Cristo faz.E é à medida que tal acontece, que se podemouvir, as mais sublimes palavras possíveis deescutar deste lado da eternidade. Aquelas queElias ouviu daquela mulher, surpreendida pelagraça de Deus: "

."

O factor Elias continua a acontecer hoje,através da vida de Filhos de Deus quedescobrem o seu papel de facilitadores da vidade criaturas que se encontram na sua últimamão cheia de farinha!

Isto já aconteceu antes...

... e acontece hoje!

lobbies

Nisto conheço agora que tués homem de Deus, e que a palavra doSenhor, na tua boca, é a verdade

Os nossos recursos, asnossas possibilidades...podem ser usadas paraajudar pessoas na sua últimamão cheia de farinha...

11

Vida Prática

Por Fernando AscensoRefrigério

Junho a Agosto 2000

o factor EliasQuando a Mão de Deus nos surpreende

Deus está para alémdas crises, e podes u r p r e e n d e r - n o s ,estendendo a Suamão.

Page 12: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

PARTE IVUM QUADRO DO MESSIAS

Nas escrituras judaicas- o VelhoTestamento - os eventos sãoregistados, como sombras ou

quadros das verdades que serãoapresentados no Novo Testamento.Muitos destes eventos proféticos foramcumpridos na Pessoa de Jesus Cristo OMessias. (Col.2:15-17). Estes eventosno Velho Testamento são conhecidoscomo “tipos” e o seu cumprimento noNovo testamento como “anti-tipos” .A Bíblia regista numerosos tipos.Exemplos:

A Páscoa (tipo) Exodo 12 o seucumprimento em Jesus Cristo oCordeiro Pascal- (anti-tipo). I Cor.5:6-8.

Melquisedeque (Tipo Gen 14) eJesus (anti-tipo Hebreus 7).

Jonas e o peixe (Tipo Jon.2) e Jesusna sua ressurreição (anti-tipo Mat.12:40).

O Dia da Expiação (Tipo Lev. 16)cumprido em Jesus, o nosso SumoSacerdote (anti-tipo Hebr.9).

Ou t ros exemplos pod iam serapresentados. Devemos sempreexercer cuidado nesta área de tipologia,para não exagerar ou desenvolverquadros imaginários.

Um evento no Velho Testamento podeser conhecido como “tipo” se houverparalelo no Novo Testamento. A históriade Rute e Boaz corresponde a estecritério.

Nos primeiros versos de Rute 4 lemos 5v e z e s d a s p e s s o a s q u e “ s eassentaram”. A transação feita foi umacto deliberado e final. Nunca mais seriarepetido. Boaz pagou o preço pararedimir Rute. Quando o nosso Salvadoracabou a obra da redenção eleassentou-se. (Marc16:19 Heb. 1:3João 19:30). Boaz planeou o casamentoem particular mas pagou o preçopublicamente.

Boaz é um belo tipo do nosso SenhorJesus Cristo. Só Boaz podia cumprir asexigências da lei - Ser o Parente-Redentor. Boaz mostrou favor (Graça)para com Rute, resgatou-a e restaurou asua herança. Jesus mostrou Graça paraconnosco e restaurou a nossa herançaperdida. (Ef.2:11-22 e Ef. 1:11-14).

Nesta historia temos um quadro noVelho Testamento do amor de Jesuspara com os gentios e a sua Igreja. Os“gentios” estiveram sem Cristo,separados da comunidade de Israel eestranhos ás alianças da promessa, nãotendo esperança e sem Deus no mundo.Ef. 2:12.

Rute é um tipo de “gentios”(numsentido maior, Judeus e Gentios), queperderam a sua herança. O pecadodestruiu o nosso direito de herança eseparou-nos de Deus . Rom. 7:9-14.Não temos o direito ou a capacidade deredimir o que temos perdido. Rute

estava exactamente nessa posição.Notai a diferença entre o capitulo 1 e 2 eo capitulo 4, de choro até a alegria. Dotrabalho duro até ao descanso. Do vazioá plenitude. Do medo á paz e segurança.O que fez a diferença? Quando Rute secolocou aos pés de Boaz o redentor econfiou nele foi ele que tomou ocontrolo da situação e para Rute a vidamudou.

Um quadro de Cristo e seu Amor é vistoclaramente na história de Rute e Boaz. Èum quadro do amor que Cristo tem paracada um de nós. No capitulo 1 Rutetinha só fé. No capitulo 2 ela sobreviveunos “restos”. No capitulo 3 ela recebeudádivas valiosas e generosas, mas nocapitulo 4, uma vez que ela pertencia aBoaz, tudo o que Ele tinha era seu. Ef.1:3e 2Cor.8:9- O que Boaz fez por Rute, oSenhor Jesus quer fazer por ti, caroleitor. Se aos seus pés te colocares ereceberes a sua salvação Ele te oferece aRedenção de tua alma. FIM.

12

Estudo Bíblico

RefrigérioJunho a Agosto 2000

Por Arnold Doolan

RUTERUTEUMA HISTÓRIA EM QUATRO CENAS

Leia e pratique aPalavra de Deus

Page 13: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

O que significa a blasfêmiacontra o Espírito Santo ?

Mt 12:31 , eu vos digo: Todo o

pecado e blasfémia se perdoará aos homens;

mas a blasfémia contra o Espírito

aos homens.

Mr 3:29 Qualquer, porém, que blasfemar

contra o Espírito Santo,

, mas será réu do eterno juízo.

Lu 12:10 E a todo aquele que disser uma

palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á

perdoada, mas ao que blasfemar contra o

Espírito Santo .

Act. 17:30 Mas Deus, não tendo em conta os

tempos da ignorância, anuncia agora a

todos os homens, e em todo o lugar, que se

arrependam;

a priori

Portanto

näo será

perdoada

nunca obterá

perdão

não lhe será perdoado

Estes versículos são de difícil interpretação.Há, essencialmente, duas posições sobre esteassunto:

1) Jesus estava a dizer que todo aquele queblasfemar, i. e., proferir qualquer palavrainjuriosa contra o Espírito Santo, nunca seráperdoado. Neste caso, há pessoas que nãopodem converter-se ao Senhor, pois o seupecado de blasfémia jamais lhe será perdoado.Com efeito, os servos de Deus falam doEvangelho a muitas pessoas e são poucas as

que dão crédito à sua pregação. Seráque algumas dessas pessoas estão à partida

impedidas de receberem a luz do Evangelho,por terem blasfemado contra o E.S.? Muitosirmãos opõem-se a esta interpretação, porvárias razões entre as quais o versículo:

Ora se eles blasfemaram contra o E.S. nostempos da sua ignorância, Deus não vai terisso em conta, mas nesse caso a Palavra deDeus contradizia-se, o que é impossível. A nãoser que a blasfémia de que o Senhor Jesus fala,signifique outra coisa; algo mais grave que apalavra injuriosa. Poderá ser? Este ponto devista está relacionado com a interpretaçãoseguinte.

2) Quando Jesus fez esta afirmação, qual era oassunto subjacente? Isto é, qual o contexto emque o disse? Ora, tanto em Mateus como emMarcos vemos que Jesus estava a refutar aafirmação dos fariseus que diziam que Eleexpulsava os demónios por Belzebú, príncipedos demónios. (q.v. versículos antecedentes:

Mt.12:24-30; Mc.3:22-30) Note, por favor, aconjunção coordenativa conclusiva "Portanto",no início de Mt.12:31 e que mostra que a causada sentença proferida por Jesus é,exactamente, a opinião que os fariseus tinhamsobre a origem do Seu poder.

Em Marcos a explicação aparece no fim, i. e.,no vers.30

Portanto, não atribuíam ao EspíritoSanto. as Obras que o Senhor Jesus realizava,mas ao espírito imundo de Belzebú. Por isso,muitos estudiosos da Bíblia acham que essepecado hoje em dia não pode ser praticadopelo homem, pois Jesus não está mais na terracomo naqueles dias. Este pecado só podia serpraticado durante o ministério terreno doSenhor Jesus. Desta forma, evitam o problemade alguém estar perdido .

Seja como for, creio que é um assunto muitosério e eu sempre aviso algum descrente queesteja a zombar das coisas espirituais e, muitoespecialmente, quando profere o Nome doEspírito Santo de que deve ter cuidado, pois "ablasfémia contra o E.S. não será perdoada aohomem, ".

(Porque diziam: Tem espíritoimundo).

nem neste século nem no vindouro

13Dúvidas ?

Por Rui OliveiraRefrigério

Junho a Agosto 2000

Perguntas

Respostascom

Extraído com permissão do Fórum-Irmãos na Internet(http://www.egroups.com/messages/forum-irmaos/)

Quem são os 144.000 doApocalipse ?

Apoc. 7:4 E ouvi o número dos

assinalados, e eram cento e quarenta e

quatro mil assinalados, de todas as tribos

dos filhos de Israel.

Apoc. 14:1 E olhei, e eis que estava o

Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele

cento e quarenta e quatro mil, que em

suas testas tinham escrito o nome de seu

Pai.

Apoc. 14:3 E cantavam um como cântico

novo diante do trono, e diante dos quatro

animais e dos anciãos; e ninguém podia

aprender aquele cântico, senão os cento e

quarenta e quatro mil que foram

comprados da terra. Fórum Irmãos

Conforme a Bíblia dá a entender nos Cap. VIe VII do Apocalipse, haverá grandes pragasou juízos de Deus sobre a terra, coincidentescom a abertura dos sete selos do livro que sóo Cordeiro de Deus é digno de abrir.

No intervalo de tempo que medeia entre osexto e o sétimo selos haverá um parêntesisde calma (Ap.7:1-3) cujo objectivo éassinalar os 144.000 escolhidos.

:1. São escolhidos por Deus; comprados daterra;2. São selados por Deus com o Seu nome e odo Cordeiro nas suas testas;3. São todos judeus - 12.000 de cada tribo;4. Estarão com o Cordeiro no monte Sião;5. Cantarão um cântico exclusivo que mais

ninguém pode aprender;6. Jamais se contaminaram com mulheres;são castos;7. Seguem o Cordeiro para todo o lado;8. Foram redimidos dentre os homens;primícias para Deus e para o Cordeiro;9. São puros e sinceros.

Para além do cântico exclusivo e deacompanharem o Cordeiro, não nos sãoreveladas outras funções dos 144.000.

Parece que formarão um corpo especial,uma espécie de guarda de honra doCordeiro. A Noiva - a Igreja - teráuma missão bem diferente e já estará nessaaltura, no Céu, juntamente com o Noivo(Senhor Jesus), pois já terá sido arrebatada.

Características dos 144.000

Page 14: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

http://www. tsfnoticias.com

Artigo TSF7092

«Escrevo em acto de obediência a Vós,Deus meu, que mo mandais por meiode Sua Excelência Reverendíssima, o

Sr. Bispo de Leiria, e da Vossa e MinhaSantíssima Mãe.Depois das duas partes de que já expus, vimosao lado esquerdo de Nossa Senhora, um poucomais alto, um anjo com uma espada de fogo namão esquerda. Ao cintilar despedia chamasque pareciam incendiar o mundo, masapagavam-se com o contacto do brilho que,da mão direita, expedia Nossa Senhora ao seuencontro. O Anjo, apontando com a mão direitapara a Terra, com voz forte, disse: «Penitência,penitência, penitência». E vimos numa luzimensa que é Deus, algo semelhante a comose vêem as pessoas num espelho, quando lhepassam por diante, um bispo, vestido debranco. Tivemos o pressentimento de que erao Santo Padre.Vários outros bispos, sacerdotes, religiosos ereligiosas, subir uma escabrosa montanha nocimo da qual estava uma grande cruz detroncos toscos como se fora de sobreiro com acasca.O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessouuma grande cidade, meia em ruínas, e meiotrémulo, com o andar vacilante, acabrunhadode dor e pena, ia orando pelas almas doscadáveres que ia encontrando pelo caminho.Chegado ao cimo do monte, prostrado dejoelhos aos pés da grande cruz, foi morto porum grupo de soldados que lhe dispararamvários tiros e setas e, assim mesmo, forammorrendo uns trás outros, os bispos,sacerdotes, religiosos e religiosas e váriaspessoas seculares, cavalheiros e senhorasdevárias classes e posições. Sob os dois braçosda cruz estavam dois Anjos, cada um com umregador de cristal em mão, neles recolhiam osangue dos mártires e com ele regavam asalmas que se aproximavam de Deus.Lucia - Tui, 3 de Janeiro de 1944»

Comentários ? Para quê ? Leia João 3:13

ASSINATURA DO PROTOCOLO DECOOPERAÇÃO ENTRE AS ESCOLASEVANGÉLICAS DE TEOLOGIA E AUNIVERSIDADE LUSÓFONA

ACTIVIDADE ESPECIAL DAJUVENTUDE EVANGÉLICA

BEIRA-VOUGA

ACTIVIDADE ESPECIAL DAJUVENTUDE EVANGÉLICA NORTE

N

A

A

o passado dia 31 de Julho 2000foi assinado um protocoloreferido em titulo, ao abrigo do

qual os alunos que nelas completaremcursos, podem continuar os estudos naUniversidade Lusofuna com vista aobtenção de uma licenciatura em“Ciência das Religiões”.

Na altura o Ir. Dr. José Dias Bravoproferiu um discurso do qual passamosa referir alguns parágrafos.

“Em Portugal, a relação ou o diálogoentre religião e cultura tem sido, a nossover, reduzido ou inexistente” . Deve-seessa situação, em primeiro lugar, á faltade liberdade religiosa, que desdesempre se verificou no nosso país. Poresta via, se fechou a porta a outrasdimensões do espirito, sobretudo asque teriam permitido uma maioriluminação, abertura e criatividade.”

“Em segundo lugar, acabou por serconstrangedor deste dialogo ou relação,a existência de uma igreja hegemónica,que constituía a religião nacional daNação Portuguesa... Tendo-se essaigreja hegemonizante, encerrado em simesma, acabou por não sentirnecessidade de cultivar o fenómenoreligioso, de o estudar e analisar, anteslhe reduziu a perspectiva e adimensão...”Foi pena que isto tivesseacontecido, já que não pode olvidar-se olargo contributo que o pensamentoevangélico poderia Ter transmitido, como autocriticismo dos seus princípios e aefusão da liberdade de Espirito em quese move.”...

“A Un ivers idade Lusofona deHumanidades e Tecnologias teve ogrande mérito de perceber que oreligioso desempenha um papelessencial no quotidiano dos homens eda sociedade, o que impõe que tenhaque fazer parte da cultura de qualquerprofissional, qual seja a sua actividade.”

JEBV vai realizar, querendo Deus,nos dias 2 e 3 de Setembro umtorneio de Volei de Praia na Costa

Nova. A Concentração e as actividadesdesportivas e espirituais vão decorrer noParque de Campismo “Quinta doSerafim” na Costa Nova. (O localencontra-se no cruzamento á direitaapós o termino da IP5). Todos sãoconvidados a participar com equipas,boa disposição e interesse deaprendizagem. Favor entrar emcontacto com Pedro Martinho (234384682) -David Silva (234 911464), -João Freire (933 301878) ou ainda comSara Coutinho (937 015984). Os custossão: Estadia no Parque, Jantar deSábado, almoço de Domingo 500$cada.

JENO vai realizar no Sábado dia16 de Setembro, um passeio aEspanha. Os interessados devem

inscrever-se o mais breve. ContactoPaulo Teixeira (914 744695) ou PedroCosta (225 300977).

14Informação

RefrigérioJunho a Agosto 2000

Seleccionada pelo Refrigério

3ºsegredo de fátimadesvendado ? No t í c i a s

Page 15: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

15Actividades

Departamento de Jovens da CIIPRefrigérioJunho a Agosto 2000

Nome:

Morada:

Cód.Postal: ______-______ Localidade:______________________ Idade:

Telefone: Igreja:

Est.Civil:

Possíveis acompanhantesde quarto:

Workshops:

Evangelismo CriativoMúsicaSexo

(escolhe apenas um)

Recorta a inscrição e enviajuntamente com o sinal deEsc. 3.000$00 para:

V CNJDepartamento de JovensAvenida João de Deus 14864500-389 Espinho

Eis o V Congresso...Eis o V Congresso...É com imensa satisfação que a Direcção do Departamento de Jovens da Comunhão de Igrejas de Irmãos, anuncia o ongresso acional de ovens arealizar, querendo Deus, nos dias na bonita estância hoteleira “Quinta da Lagoa” em Mira.Após análise do inquérito realizado no passado congresso, apresentamos um programa e horário inovador, com diferentes actividades de alto nívelespiritual. Foram convidados credenciados oradores, um bom grupo de louvor. Teremos stand's e expositores de várias organizações evangélicas,workshop's, concerto musical, café convívio, actividades recreativas, tempos livres para descanso e oportunidade de conviver com vários jovens de outrasigrejas locais. Tudo isto a não perder num congresso exclusivo para jovens.Não faltes !O será dominado pelo tema apocalíptico: “A Vinda de Cristo”, pretende levar a uma reflexão individual da vivência e pureza de cada um, assimcomo, confrontar, revelar e retirar o véu a uma crise de valores. Temos como objectivo principal, o aprofundamento dos interesses espirituais na vida dosjovens e a chamada ao serviço e discipulado perante a consciencialização do juizo final e iminente segunda vinda de Cristo.Como tem acontecido em outros anos anteriores, contamos com a presença de mais de 250 jovens das nossas Assembleias (e outros interessados), ondepoderão assistir e participar a um programa com elevado valor espiritual que vários jovens prepararam com oração, dedicação e vontade de bendizer onome de seu Senhor. Neste sentido oramos para que muitos frutos espirituais sejam expressos durante e depois do V CNJ.

V C N J

123DEZ2000

V CNJ

“Quinta da Lagoa” Um recanto paradisíaco no coração da Costa de Prataem Praia de Mira. Hotel * * * 100 quartos duplos e 21 suites todos comquarto de banho privativo, telefone e aquecimento.É conhecido por fornecer boa alimentação, algumas delas tipo buffet. Écercado de um arvoredo magnifico que faculta bastante o sossego e ar puro.Tem uma sala de congressos e refeitório para 300 pessoas para além devários lugares de lazer.

Page 16: para Unigénito, eterna.refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio... · 2016. 6. 13. · ESTUDO BÍBLICO 2 Editorial Refrigério Por Samuel Pereira Junho a Agosto 2000

ESTUDO BÍBLICO

16Divulgação

RefrigérioJunho a Agosto 2000Direcção da CIIP

Comunhão de Igrejas de Irmãos em Portugal

promove em

30.Setembro.2000

Vivendo Cristo no Século XXI

Local: Salão da Igreja Evangélica em CaciaDas 10:00 hr. às 19:00 hr.

Temas: Vivendo Na Vida EspiritualNo meio do mundo - ImoralidadeNo meio do mundo - Desvalorização de ValoresCom as Novas Tecnologias - Internet...Com as Novas Tecnologias - Clonagem...Como Embaixadores

ORADORES: Vítor Tavares, Joel Pereira, António Calaim,Paulo Oliveira, J. Paulo Marques e Walter Alexander.

GRUPOS MUSICAIS: Banda+, JÁ, Coro CoimbraAsu

apre

senç

a éin

disp

ensá

vel !