Estudo de caso 3 berlin

33
Berlin Station Center

Transcript of Estudo de caso 3 berlin

Berlin Station Center

Arquiteto: Meinhard Von GerkanLocalização: Berlin, Alemanha

Cliente: Deutsche Bahn AG Representado por: DB Projekt Verkehrsbau GmbH

Período de construção: 1996-2006Área bruta: 175.000 m² - 5 níveis de transporte

Área do sítio: 100.000 m²

A Estação Ferroviária Central de Berlin – a maior estação ferroviária da Europapara transporte local, regional e de longas distâncias – foi construída em seulugar histórico no bairro Tiergarten, a oeste do porto Humboldthafen.

Foto Aérea de Berlin, 2011

Croqui da estação, indicando os eixosnorte-sul e leste-oeste.

A Estação Ferroviária Central de Berlin abrange uma superfície total de175.000 m². Aprox. 15.000 m² são reservados para o comércio erestaurantes, 50.000 m² estão à disposição dos prédios de escritóriosem forma de arco, 5.500 m² servem para o uso operacional ferroviário,bem como 21.000 m² se destinam à circulação.

As plataformas ocupam uma áreade 32.000 m², o edifício-garagemabrange 25.000 m².

Planta- Setorização

Planta- Setorização

O telhado de vidro da estação emBerlin, é uma construção de altatecnologia da era moderna. Otelhado de leste a oeste, cobre aspontes ferroviárias.Um total de 23 treliças de açoapoiadas em um arco de telhadode 16 metros de altura e 59-68metros de largura.Os lados inferiores dos doisúltimos andares são concebidascomo abóbadas cruzadas, a fimde criar espaços de altaqualidade.

Entre o teto de vidro, uma áreade 2700 metros quadrados depainéis solares constitui oprojeto.

As pontes da "Stadtbahn" passamnão só por cima da área daestação, mas também por cima doHumboldthafen, "Porto deHumboldt", epossuem, portanto, 450 metros decomprimento. De acordo com otraçado, elas são curvadas e sealargam de 39 m para 66 m, parapoderem acomodar dois traçadosde trilhos adicionais, totalizandoseis na estação, além dasplataformas necessárias para oembarque e desembarque. O vãocentral da ponte mede 60 m eatravessa o Humboldthafen. Aconstrução é formada por um arcode tubos de aço coberto por umalaje de concreto como cobertura.

Considerada também como amaior "estação ferroviária decruzamento" da Europa, a EstaçãoFerroviária Central de Berlin servenão apenas como o maisimportante entroncamento nasproximidades da área de prédiosdo governo federal, mas graças àsua utilização mista com áreascomerciais e escritórios, tambémrepresenta um dinâmico complexode prédios que une entre si osespaços urbanos adjacentes decaráter diversificado.

A proposta do projeto é permitir aintegração total e múltipla entre aspartes da estação, centro comercial etorres de escritórios.

A parte complexa da construçãofoi relacionado com afundação, como o edifíciorepousa sobre um soloarenoso, nas margens do rioSpree. Para superar estadificuldade, lagoas de concretoforam construídos a umaprofundidade de 25 metros queforam preenchidos com águasubterrânea.

Outra das obras de engenharia, queteve lugar nesta construção foi acolocação de uma ponte metálica queatravessa a estação. A estrutura foiconstruída em duas partes na verticale 1.200 toneladas cada, e depoisjuntou-se como uma ponte porcompleta.

Visível por quilômetros, osquatro tubos de escape selocalizam na parte superior datorre Hauptbahnhof, sendoassim a sua estrutura mais alta.Seus subterrâneos sumidourospartem de cerca de 20 metrosabaixo do nível do solo, comuma estrutura de concretoarmado do qual emerge umaoutra de aço com 60 metros dealtura, que foram investidos 250toneladas de ouro. Logotipo daDeutsche Bahn em cada lado dotubo de ventilação pode serclaramente visto através de umaampla área do centro de Berlim.

Ventilação

Dados Técnicos:

.Concreto usado na construção: 500.000 m³.Aço utilizado na construção: 85.000 t.Escadas: 54.Elevadores: 43.Elevadores panorâmicos: 6.Área teto solar: 2700 m².Número de teto de módulos solares: 1250.Arcos altura da estrutura: 46 metros

A transparência entre os distintos níveis, assim como a clareza e a generosidade dos espaços dedicados à circulação permitem aos passageiros a leitura direta da localização das distintas redes no interior do complexo.

O espaço central da estação, permite aentrada de luz natural até o nível maisprofundo da estação, o que gera umaeconomia significativa de energia.

É através do espaço único do interior daestação que se faz a ligação entre asatividades comercias e de serviços e astorres de escritório. Na realidade, nãohá distinção espacial entre as atividadesrelacionadas ao transporte e as outrasatividades presentes no complexo. Tudose resolve dentro de uma mesmaestrutura, um verdadeiro condensadorurbano, capaz de dar suporte a umainfinidade de necessidades da vidacotidiana metropolitana.