NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… ·...

13
NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o software M6.1 para o F-16MLU Decorreu entre 28 de Abril e 10 de Maio na Base Aérea nº 5 (BA5), em Monte Real, a avalia- ção operacional Early Operational Assessment (EOA) que faz parte de uma das fases do Pro- grama de Testes e Desenvolvimento do software M6.1 da aeronave F-16MLU. O EOA, complementado posteriormente com a fase do Operational Test & Evaluation, permite uma avaliação e controlo da futura versão ope- racional e possibilita introduzir correcções e/ou alterações a este programa que deverá estar con- cluído para implementação no segundo semes- tre de 2012. A versão M6.1 apresenta avanços significativos para o sistema de armas F-16 que se traduzem numa maior capacidade e velocidade de trans- ferência de informações para a aeronave relativas à missão; em informações sobre a identificação de outras aeronaves, nomeadamente as hostis; na simplificação da integração de armamento ar/solo; em actualizações nos sistemas de nave- gação e comunicações e, por último, na actuali- zação do sistema “Targeting Pod”. Na BA5, estiveram envolvidas nove aerona- ves F-16MLU e duas centenas de militares das nações que integram as European Participa- ting Air Forces (EPAF) Portugal, Holanda, Norue- ga e Bélgica, à excepção da Dinamarca que por motivos operacionais efectuou os voos de teste no seu território. Núcleo de Material Aéreo do CFMTFA promove palestra Decorreu no passado dia 15 de Março, no Centro de Forma- ção Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, uma palestra promovida pelo Núcleo de Material Aéreo, dirigida aos alunos dos cursos de formação de Oficiais/RC, Sargen- tos/QP e Praças/RC da especialidade de Manutenção de Material Aéreo (MMA). A iniciativa visou proporcionar aos alunos um contacto com militares mais experientes da espe- cialidade, promovendo uma ligação entre a formação e as manutenções dos sistemas de armas. Força Aérea no SEGUREX 2011 Entre os dias 16 e 19 de Março, a Força Aérea esteve presente no SEGUREX – Salão Internacional de Protecção e Segurança, que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa. Ocupando dois pavilhões de exposição, o certame contou com a participação de outros organismos do Ministério da Defesa Na- cional, cuja presença pretendeu destacar o papel das Forças Ar- madas no âmbito da Segurança Nacional, designadamente no apoio às populações. Foto Hélder Afonso Foto Hélder Afonso Foto SAj Rui Bruno

Transcript of NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… ·...

Page 1: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

NOTICIÁRIO

00|MAISALTO

EPAF testam na Base de Monte Realo software M6.1 para o F-16MLUDecorreu entre 28 de Abril e 10 de Maio naBase Aérea nº 5 (BA5), em Monte Real, a avalia-ção operacional Early Operational Assessment(EOA) que faz parte de uma das fases do Pro-grama de Testes e Desenvolvimento do softwareM6.1 da aeronave F-16MLU.O EOA, complementado posteriormente com afase do Operational Test & Evaluation, permiteuma avaliação e controlo da futura versão ope-racional e possibilita introduzir correcções e/oualterações a este programa que deverá estar con-cluído para implementação no segundo semes-tre de 2012.

A versão M6.1 apresenta avanços significativospara o sistema de armas F-16 que se traduzemnuma maior capacidade e velocidade de trans-ferência de informações para a aeronave relativasà missão; em informações sobre a identificaçãode outras aeronaves, nomeadamente as hostis;na simplificação da integração de armamentoar/solo; em actualizações nos sistemas de nave-gação e comunicações e, por último, na actuali-zação do sistema “Targeting Pod”.

Na BA5, estiveram envolvidas nove aerona-ves F-16MLU e duas centenas de militares dasnações que integram as European Participa-ting Air Forces (EPAF) Portugal, Holanda, Norue-ga e Bélgica, à excepção da Dinamarca que pormotivos operacionais efectuou os voos de testeno seu território.

Núcleo de Material Aéreo do CFMTFA promove palestraDecorreu no passado dia 15 de Março, no Centro de Forma-ção Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, umapalestra promovida pelo Núcleo de Material Aéreo, dirigidaaos alunos dos cursos de formação de Oficiais/RC, Sargen-tos/QP e Praças/RC da especialidade de Manutenção deMaterial Aéreo (MMA). A iniciativa visou proporcionar aosalunos um contacto com militares mais experientes da espe-cialidade, promovendo uma ligação entre a formação e asmanutenções dos sistemas de armas.

Força Aérea no SEGUREX 2011Entre os dias 16 e 19 de Março, a Força Aérea esteve presenteno SEGUREX – Salão Internacional de Protecção e Segurança,que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa. Ocupando dois pavilhões de exposição, o certame contou com aparticipação de outros organismos do Ministério da Defesa Na-cional, cuja presença pretendeu destacar o papel das Forças Ar-madas no âmbito da Segurança Nacional, designadamente noapoio às populações.

Foto H

élder A

fonso

Foto H

élder A

fonso

Foto SAj Rui Bruno

Page 2: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

MAISALTO|00

Estudantes visitam o Complexo Militar de SintraNo âmbito do projecto escolar "Plano de Voo: arte, ciência, movimento– viagem transdisciplinar", desenvolvido pela Escola Secundária MariaAmália Vaz de Carvalho e que englobou outras Escolas da região de Lis-boa, o Complexo Militar de Sintra recebeu na manhã do dia 23 deMarço uma visita de 400 alunos. Foram realizadas visitas ao Museu do Ar, à Base Aérea nº 1 (Esquadra101 e simulador do Epsilon) e à Academia da Força Aérea (Labora-tório de Aeronáutica).No final, os visitantes assistiram a um desfile militar.

Esquadra 751 na InternetDesde o passado dia 22 de Março que a Esquadra751, sedeada na Base Aérea nº 6, no Montijo e queopera o helicóptero EH-101 Merlin, tem uma páginana Internet em www.emfa.pt/esquadra751.

Com mais de 2500 vidas salvas, a Esquadra, através dasua página, dá ao público a possibilidade de conhecerem pormenor a sua história, as missões que lhe estãoatribuídas, a aeronave que opera, a constituição das tri-pulações, bem como imagens e vídeos que documen-tam o desempenho e cumprimento das suas missões. Simultaneamente, na área “Destaques” da página éapresentada uma infografia que retrata as missões deBusca e Salvamento efectuadas pela Esquadra 751 noano de 2010.

Dia da Unidade do Campo de TiroNo dia 24 de Março, o Chefe do Estado-Maior, GeneralJosé Pinheiro, presidiu em Alcochete à cerimónia militarcomemorativa do Dia da Unidade do Campo de Tiro(CT) da Força Aérea que comemorou o 107º aniversário.Do programa do evento, salienta-se a alocução do Co-mandante da Unidade, a imposição de condecoraçõese a entrega a funcionários civis de pergaminhos comemorativos, pelos 25 anos de serviço na Força Aérea. A encerrar a cerimónia,teve lugar o Desfile das Forças em Parada e o sobrevoo das aeronaves que fazem treino de tiro operacional no CT.No sentido de promover uma gestão florestal sustentável, o Campo de Tiro da Força Aérea acaba de celebrar dois protocolos, umcom a Autoridade Florestal Nacional e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e outro com a TAGUS Natura – Associaçãopara a Defesa e Protecção do Estuário do Tejo.Estes protocolos, que dão cumprimento à contínua preocupação da Força Aérea na defesa e gestão do ambiente, visam estreitar asrelações de cooperação e intercâmbio com Organizações e/ou Entidades de referência nesta área e permitem a partilha de informaçõese experiências, a realização de projectos de investigação de interesse comum, nacional e/ou internacional, bem como a oportunidadede desenvolver e aplicar procedimentos e programas de defesa e protecção das espécies existentes na sua área florestal.

Page 3: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

00|MAISALTO

NOTICIÁRIOREAL THAW 2011EXERCÍCIO TÁCTICO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA

No período decorrido entre 28 de Março e 8 de Abril,aviões das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Es-

panha, Reino Unido, um destacamento do Exér-cito Português e forças da Marinha Portuguesa,participaram no REAL THAW 11 (RT11), exercício

da Força Aérea Portuguesa planeado e conduzidosob a égide do Comando Aéreo, responsável pelo trei-

no e aprontamento das unidades operacionais na Força Aérea. Oexercício visou a preparação das unidades operacionais que pode-rão vir a participar em operações militares nos mais diversos qua-dros de cooperação internacional da Aliança Atlântica (NATO) eda União Europeia (UE).O teatro de operações incluiu as áreas de Monte Real e da Covilhã,tendo o Aeródromo Municipal da Covilhã, integrado o exercíciocomo “Base Aérea Táctica”, apoiando as operações aéreas e ter-restres que se realizaram naquela zona, Penamacor, Seia, Monfor-tinho e Meimoa e constituiu-se como um local estratégico para ocumprimento das missões planeadas.Ministro da Defesa em visita ao REAL THAWNo dia 6 de Abril, o Ministro da Defesa Nacional (MDN),Professor Doutor Augusto Santos Silva, visitou o exercícioReal Thaw 2011 nos vários locais onde decorreu. Acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacio-nal e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, peloChefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Ge-neral Luís Araújo, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aé-rea, General José Pinheiro e por entidades regionais, o Mi-nistro da Defesa iniciou a sua visita em Seia, onde lhe foiapresentado um briefing sobre o exercício, assistindo noAeródromo Municipal a uma missão que consistia na ex-tracção de elementos não combatentes, por via aérea, des-

te local para a Covilhã. A operação envolveu vários meiose forças operacionais, nomeadamente Pára-quedistas, lar-gados pelo C-295M, helicópteros Alouette III e EH-101Merlin, Unidade de Protecção da Força e ControladoresAéreos Avançados. Após esta missão, o Ministro da Defesadirigiu-se ao Aeródromo Municipal da Covilhã, “Base Aé-rea Táctica” do exercício, onde foi realizada a visita ao Des-tacamento e o debriefing da missão.

Foto S

Aj Rui B

runo

Foto S

Aj Rui B

runo

F-16MLU, Portugal

F-18, Espanha

Embarque de tropas pára-quedistas no C-295M

EH-101 Manutenção do F-16MLU português

Page 4: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

MAISALTO|00

Encontro de Alunos Finalistas na Academia da Força AéreaRealizou-se na Academia da Força Aérea, em 30 de Mar-ço, o Encontro de Alunos Finalistas dos EstabelecimentosMilitares de Ensino Superior (Academia da Força Aérea,Academia Militar, Escola Naval e Instituto Superior de Ciên-cias Policiais e Segurança Interna) num total de 257 alunos. O evento teve a presença do Bispo das Forças Armadas e deSegurança, D. Januário Torgal Ferreira e de altas entidadesmilitares, contando, também, com a presença do GeneralTaveira Martins (ex-Chefe do Estado-Maior), que numa alo-cução dirigida aos alunos prestou o seu testemunho de vidaenquanto militar.

Novo portal da Academia da Força AéreaA Academia da Força Aérea (AFA) tem um novo portal na Inter-net: http://www.academiafa.edu.pt/. Esta remodelação proporcio-na uma navegação mais intuitiva ao possibilitar o acesso a toda ainformação de forma simples e directa. É também disponibilizadamais informação sobre o conteúdo e objectivo da formação, oscursos, programas e disciplinas, o processo de admissão e a inves-tigação.

Brevetamento de pilotos na Base Aérea nº 1No dia 31 de Março, o Chefe do Estado-Maior, General JoséPinheiro, presidiu na Base Aérea nº 1, em Sintra, à cerimóniade entrega dos brevets de Piloto-Aviador aos 13 Oficiais queconcluíram o tirocínio na Academia da Força Aérea:ASPOF PILAV Dario Gil Cabral Mendonça; ASPOF PILAV Luís CarlosMatias Moura; ASPOF PILAV Henrique dos Reis Fernandes;ASPOF PILAV Maurício Correia Rodrigues; ASPOF PILAV Mário Jor-ge Fernandes Viana; ASPOF PILAV Pedro Miguel Leal; ASPOFPILAV Nuno Miguel Tavares Belo; ASPOF PILAV Bruno Miguel Pi-res Rombo; ASPOF PILAV Vitor Bruno dos Santos Silva; ASPOFPILAV João Miguel dos Santos Janeiro; ASPOF PILAV António Ma-nuel Moura Alves; ASPOF PILAV Alexandre Miguel Pinto Marvão;ASPOF PILAV João Tiago Bento Soares.Durante a cerimónia, o Tenente PILAV Francisco Peres, Instru-tor da Esquadra 101, cuja missão consiste em ministrar Instrução Básica e Elementar de Pilotagem, proferiu uma alocução alusivaà importância do acto que, para além de coroar o esforço desenvolvido pela Força Aérea na área da Instrução, constitui um marcoindelével na carreira dos Pilotos-Aviadores.Após a bênção e imposição dos brevets, o General José Pinheiro entregou os Diplomas de Curso aos novos Oficiais Pilotos-Aviadoresda Força Aérea Portuguesa.

Page 5: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

00|MAISALTO

NOTICIÁRIOA Força Aérea no Fórum organizado pela AssociaçãoPortuguesa de Aviação UltraleveRealizou-se no fim-de-semana de 2 e 3 de Abril de 2011, emCoimbra, o Fórum de âmbito nacional da Associação Portu-guesa de Aviação Ultraleve, subordinado ao tema “AviaçãoUltraleve e Segurança de Voo”.Esta iniciativa esteve inserida numa acção de divulgação de boaspráticas e de enquadramento, considerada como uma excelenteoportunidade para que as diversas instituições aeronáuticas, pu-dessem transmitir a sua sensibilidade e as mensagens considera-das adequadas aos pilotos da aviação ultraligeira. Neste Fórum, participaram as seguintes entidades convidadas:– GPIAA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentescom Aeronaves;– INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil;– NAV Portugal, EPE – Centro de Controlo Aéreo (ACC) de Lis-boa, Porto e Faro;– FAP – Força Aérea Portuguesa/Comando Aéreo – EITA (LISMIL), CRC, RCC e BA5/GPA;– Cmdt. António Gomes – Cadeia de Erro, Segurança, Proce-dimentos, Análise, Aviões Comunitários e Checklist;– Alexandre Franco – Factores Humanos – Stress e Limitações,Gestão do Erro; – Cmdt. Pedro Galvão – Análise Decisional, Vigilância Situa-cional; METEO e Limitações;– Capitão ENGAER Carlos Silva (AFA) – Diagrama V-n de Mano-bra e Estruturas;– Engº Carlos Costa – Carregamento Massa e Centragem;

– Aerolezíria – Eduardo Batista/Manuel C. da Silva – MotoresJabiru;– Estudos e Empreendimentos Técnicos (EET) – Motores ROTAX.A Força Aérea, através de um programa de apresentações edebate, abordou os seguintes temas:– Serviço de Informação de Voo e Alerta;– Rotas de Baixa Altitude – Risco de Colisão com aeronavesmilitares;– Serviço de Busca e Salvamento (SAR) – RCC;– O SICCAP, o C2 e os Procedimentos de Intercepção de Ae-ronaves, de acordo com o AIP Portugal e os procedimentos daICAO. O Fórum foi um sucesso, reconhecendo-se como uma iniciati-va de grande valia nos âmbitos da Segurança de Voo e deenquadramento da modalidade da Aviação Ultraleve.

Dia da Unidade do Comando Aéreo

No dia 1 de Abril, teve lugarno Comando Aéreo, em Mon-santo, a comemoração doaniversário da unidade, pre-sidindo às cerimónias o Che-fe do Estado-Maior, GeneralJosé Pinheiro.Durante o evento, o Coman-dante Aéreo, TGen José Ta-reco, proferiu uma alocução,a que se seguiu a rendição

dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, a homenagemaos mortos e a imposição de condecorações.

10º Curso Técnico de Inspectores da UNAVA Unidade Nacional de Avaliação e Verificação (UNAV), de con-trolo de armamento convencional, ministrou o 10º Curso Técnicode Inspectores da UNAV, de 21 de Março a 1 de Abril de 2011,no Estado-Maior General das Forças Armadas.Nove militares da Força Aérea participaram nesta formação,ficando aptos a chefiar, participar e acompanhar equipas deinspecção, em território nacional e no estrangeiro, no âmbitodas actividades relacionadas com o controlo internacional dearmamento. A missão da UNAV é dar cumprimento às disposições do Tra-tado CFE – Tratado sobre as Forças Convencionais na Europa edo “Documento de Viena”, respeitantes à realização de ins-pecções e acompanhamentos das mesmas, entre Portugal e osrestantes Estados signatários desses documentos.

Page 6: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

Força Aérea na Qualific@2011Entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, a Força Aérea esteve presente na Qualific@2011 – Feira da Educação, Formação, Juventude eEmprego realizada na EXPONOR, Feira Internacional do Porto, cuja edição deste ano decorreu sob o tema “Segue o teu talento”.A Força Aérea colocou à disposição dos visitantes uma exposição fotográfica e uma mostra de filmes, produzidos pelo seu Centrode Audiovisuais, sobre as suas actividades operacionais. Completaram a presença expositiva no certame um protótipo de asa voa-dora, um simulador de voo e outro de condução auto, uma viatura de combate a incêndios e um veículo HUMVEE (High MobilityMultipurpose Wheeled Vehicle).

Em Ansião a Força Aérea participanas “Jornadas sobre medidas de protecção na escola”.O Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), atravésda Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química(EDNRBQ) participou, no passado dia 4 de Abril, nas Jornadas sobre“Medidas de Protecção na Escola” organizadas pelo Agrupamento deEscolas de Ansião.No Auditório Municipal de Ansião, foi apresentado um briefing sobre oCentro focado na intervenção de Equipas de Descontaminação NRBQ.Após a apresentação foi executada uma simulação numa Área de Con-trolo de Contaminação (ACC) para vítimas em larga escala, integrandoalunos, onde foram explicados os modos de funcionamento da ACC ede alguns equipamentos.Esta demonstração en-volveu a participaçãode cerca de 150 alu-nos e professores, per-mitindo aos interve-nientes que pudessemter um contacto maispróximo com esta va-lência operacional daForça Aérea.

F-16 da Força Aérea Portuguesana imprensa aeronáutica internacionalDuas revistas de referência no panoramaaeronáutico internacional, uma espanhola(Avion Revue) e outra inglesa (Air ForcesMonthly) dedicam, nas suas edições da Abril,várias páginas aos “Predadores Nocturnos”da Base Aérea nº 5, Monte Real, em artigosde autoria dos Srs. António Manuel Luís ePaulo Mata.

Page 7: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

NOTICIÁRIO

00|MAISALTO

P-3 na Operação “Ocean Shield”No dia 4 de Abril, na Base Aérea nº 11, em Be-

ja, foi apresentado ao Chefe do Estado--Maior da Força Aérea, General José Pi-nheiro, o Destacamento da Força AéreaPortuguesa que a partir do dia 18 de Abril,

e durante dois meses, passaria a integrar aForça Internacional da NATO para apoiar o

combate à pirataria na Costa da Somália.Este Destacamento que tem como missão efectuar patrulhamen-to marítimo no Índico, é constituído por uma aeronave P-3C/CUP+, da Esquadra 601 Lobos, e integrado por 53 militares que estãoa operar com base no Aeroporto Nacional de Victoria, na Ilha de Mahé, na República das Seychelles.Após 10 dias de participação na operação Ocean Shield, o Destacamento P-3 da Força Aérea Portuguesa recebeu o reconhecimen-

to por parte do Comandante NATO, Rear Admiral Jacques de Solms, pela proficiência demonstrada no cum-primento da sua missão. Desde que iniciou as operações, a partir do Aeroporto Internacional de Victoria,o Destacamento Português atingiu as 50h00 de voo no cumprimento de seis missões de patrulhamentomarítimo.Realce especial para o dia 27 de Abril com a detecção de três embarcações que se revelaram potencialameaça. De imediato, a tripulação reportou esta informação para o navio militar com o qual estava aoperar na área e, simultaneamente, procedeu a um aviso geral à navegação.A rápida intervenção dos meios aeronavais e a excelente cooperação com a comunidade da marinha

mercante tem contribuído de forma efectiva para o decrésci-mo dos ataques de pirataria naquela região do globo.

49º Aniversário da Revista Mais AltoNo dia 5 de Abril, a Revista Mais Alto assinalou o 49º ano de edi-ção e os seus 52 anos de existência. No encontro houve oportuni-dade de reunir a equipa da Mais Alto com os seus mais antigos eregulares colaboradores, e em que estiveram presentes os Direc-tores do “Jornal do Exército”, Coronel José Geraldo e da “Revistada Armada”, CALM Roque Martins.

I Corrida/Marcha do EMFA– Dia Mundial da Actividade FísicaRealizou-se no dia 6 de Abril de 2011, a I Corrida/Marchado EMFA, comemorativa do Dia Mundial da ActividadeFísica.Esta iniciativa teve como objectivos proporcionar a todosos militares e civis colocados no Complexo de Alfragideuma manhã de actividade física diferente, assim comosensibilizar para os benefícios da prática regular de activi-dade física ao nível da saúde. Através do lema “30 minutos por dia pela sua SAÚDE”,os 90 participantes puderam optar pela realização deuma corrida de 4 km ou marcha de 2 km, sendo o percur-so repartido pela área interior e exterior do Complexo.Após a realização da prova, houve ainda a possibilidadede participar no torneio de remo, tentando realizar 1000metros no menor tempo possível.Não sendo o mais importante neste dia, não se poderiadeixar de assinalar os três primeiros lugares alcançadosna prova, sendo distribuída uma lembrança alusiva aoevento. Na marcha classificaram-se respectivamente, SChAlves, TCor Rocha e Maj Costa e na corrida, 2Sar Grosso,2Sar Caetano e Maj Maia.

General CEMFA entrega as Bandeiras Nacional e da Força Aérea

Directores das Revistas Equipa Mais Alto

Page 8: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

MAISALTO|00

Cerimónia comemorativa do Dia do CombatenteNo dia 9 de Abril, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional,Professor Doutor Augusto Santos Silva, teve lugar no Mosteirode Santa Maria da Vitória, na Batalha, a cerimónia comemo-rativa do Dia do Combatente que assinalou igualmente os 93anos da Batalha de La Lys.

Base de Beja aberta ao tráfego civilA Base Aérea nº 11 (BA11) abriu as suas infra-estruturas aeronáu-ticas ao tráfego civil para no Terminal Civil de Beja ser recebida aprimeira aeronave comercial de transporte de passageiros.No dia 13 de Abril, um Boeing 757-200 da Cabo Verde Airlinesefectuou o voo inaugural, tendo sido efectuadas pelos militaresdaquela unidade todas as acções de controlo, bem como a coor-denação dos meios e recursos que asseguram as condições desegurança e de prestação de assistência e socorro a pessoas eaeronaves.

SA-330 PUMA – Missão cumprida Ao fim de 34 anos de serviço no arquipélago dos Açores,os helicópteros SA-330 Puma da Força Aérea encerrarama sua missão naquele arquipélago, sendo totalmente subs-tituídos pelo EH-101 Merlin.Descolando da Base Aérea nº 4, nas Lajes, no dia 13 deAbril, três das quatro aeronaves (nºs 19502, 19503 e19504) que integraram a “Operação Fénix”, aterraram naBase Aérea nº 11, em Beja, no dia seguinte, fazendo esca-la em Santa Maria e no Porto Santo. O quarto helicóptero,

por ter esgotado o seu potencial de voo, retornou ao con-tinente por via marítima.Enquanto ao serviço da Esquadra 711 e da Esquadra 752,o Puma efectuou 342 missões de Busca e Salvamento e1312 Evacuações Médicas inter-ilhas, tendo registado onascimento de 17 crianças a bordo.

Dia da Unidade do CFMTFAAs comemorações do 71º aniversário do Centro de Formação Mili-tar e Técnica da Força Aérea, na Ota, tiveram lugar no dia 15 deAbril com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea,General José Pinheiro. Durante a cerimónia militar o Comandante da Unidade, Coronel PILAVFerreira Lopes, proferiu uma alocução alusiva às actividades daqueleCentro de Formação, sendo em seguida impostas condecorações amilitares e entregues pergaminhos comemorativos dos 25 anos deserviço a funcionários civis. O desfile das Forças em Parada encerrouo evento.

Aterragem na BA11

BA11

Foto F

rancisc

o Brito

Alves

Foto F

rancisc

o Brito

Alves

Page 9: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

NOTICIÁRIO

00|MAISALTO

C-295M – Vigilância MarítimaImplementação do Initial OperacionalCapabilityRealizou-se no dia 19 de Abril, na BaseAérea nº 6, no Montijo, a cerimónia deimplementação do Initial Operacional Ca-pability da aeronave C-295M – VigilânciaMarítima, operada pela Esquadra 502 esedeada naquela unidade. A cerimóniafoi presidida pelo Ministro da Defesa Na-cional, Prof. Doutor Augusto Santos Sil-va, estando presente o Chefe do Estado--Maior da Força Aérea, General José Pi-nheiro, o Comandante Aéreo, TGen José Tareco e entidades militares e civis.O Ministro da Defesa visitou a aeronave, tomando conhecimento das novas capacidades instaladas parao cumprimento da missão de Vigilância Marítima.

Encontro dos Oficiais Engenheiros Aeronáuticos Com a participação de 62 militares, o Encontro Anual decorreu a 19de Abril de 2011, dia em que se comemoraram precisamente 302anos em que o Rei D. João V concedeu ao Padre Bartolomeu deGusmão “…o privilégio de que pondo por obra o invento de quetrata, nenhuma pessoa, de qualidade que for possa usar dele emnenhum tempo neste Reino e suas conquistas com qualquer pretex-to sem licença do Suplicante ou de seus herdeiros…”, traduzido emAlvará datado de 19 de Abril de 1709.Após as palavras de boas-vindas do Director do Museu, Coronel PILCarlos Macário e das palavras do Oficial Engenheiro Aeronáutico maisantigo no activo, Major General Olegário Patrício, o programa prosse-guiu com as intervenções do representante da Torre do Tombo, Dr. PauloTremoceiro e do Conservador do Museu do Ar, Dr. Mário Correia. Oevento terminou com o descerrar de uns painéis alusivos ao PadreBartolomeu de Gusmão que foram oferecidos ao Museu do Ar peloOficial Engenheiro Aeronáutico mais antigo, Tenente-General (REF) RuiEspadinha.

Curso de Segurança de Voo 2011O Curso de Segurança de Voo 2011, da responsabilida-de do Grupo de Prevenção de Acidentes (GPA) da Ins-pecção Geral da Força Aérea, foi realizado entre os dias28 de Fevereiro e 15 de Abril do corrente ano. Foram ministradas seis semanas de aulas teóricas, noEstado-Maior, em Alfragide, e uma semana de aulaspráticas na Base Aérea nº 11, em Beja.As temáticas abordadas foram Prevenção de Acidentes,Investigação de Acidentes, Gestão de Risco Operacio-nal, Psicologia, Fisiologia e Resposta ao Acidente.

Para além de 16 oficiais das várias Unidades da ForçaAérea, frequentaram ainda o Curso um oficial da Mari-nha Portuguesa, um oficial do Exército Português e umalicenciada em Engenharia Aeronáutica da Universidadeda Beira Interior.A cerimónia de encerramento decorreu no EMFA, nodia 15 de Abril, tendo sido presidida pelo MGen Lopesda Silva, em representação do Inspector-Geral da ForçaAérea, e contou com a presença do Chefe do GPA daIGFA, Cor PILAV Jorge Santos, do Chefe da 1ª Repartiçãoda DINST, TCor NAV Francisco Gonçalves, em represen-tação do Director de Instrução, e do Chefe do Departa-mento de Ciências Aeroespaciais da Universidade daBeira Interior, Professor Doutor Pedro Vieira Gamboa.

Cmdt. da Esquadra 502, TCor Diná

Foto M

DN

Page 10: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

CondecoraçãoTeve lugar no dia 28 de Abril de 2011, no Estado-Maior,em Alfragide, uma cerimónia de condecoração presididapelo Vice-Chefe do Estado-Maior, Tenente-General Palmade Figueiredo, na qual foi imposta a medalha de Prata deServiços Distintos ao Coronel PILAV Paulo José Reis Mateus.

Juramento de Bandeira na Academia da Força AéreaPresidida pelo Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro, tevelugar, no dia 6 de Maio, a cerimónia de Juramento de Bandeirados cadetes-aluno do 1º ano do Ensino Universitário da Academiada Força Aérea (AFA). No decorrer do evento, o Comandante do Corpo de Alunos daAFA, Coronel PILAV António Branco, proferiu um discurso alusivoao acto, destacando o significado dos símbolos nacionais, a natu-reza dos valores da Instituição e a importância do Juramento,compromisso assumido perante a Força Aérea e Portugal.Após a bênção e entrega das espadas aos alunos do Ensino Uni-versitário e Politécnico do curso “Tenente-General Machado deBarros”, seguiu-se a Cerimónia do Beijo à Bandeira e o desfile dasForças em Parada.

MAISALTO|00

Protocolo para projectos tecnológicos e científicosnas Forças ArmadasNo dia 3 de Maio, na Universidade do Porto, numa cerimó-nia que contou com a presença do Ministro da DefesaNacional, Professor Doutor Augusto Santos Silva, foi assi-nado um protocolo de colaboração entre o Ministério daDefesa Nacional e a aquela Instituição de Ensino Superior,no âmbito dos projectos de Investigação e Desenvolvimen-to na área da Defesa, nomeadamente para o desenvolvi-mento de um programa de sistemas não tripulados para asForças Armadas Portuguesas. O novo programa assenta no assinalável êxito entretantoalcançado por projectos já no terreno, como o Projecto deInvestigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripula-dos (PITVANT), da Força Aérea Portuguesa, e o Projecto doSistema de Treino, Demonstração e Desenvolvimento deConceitos de Operações com Múltiplos Veículos Subma-rinos Autónomos (SEACON), da Marinha Portuguesa. O desenvolvimento do protocolo agora assinado potencia-rá o surgimento de sinergias importantes que darão umnovo impulso ao investimento nacional no sector dos siste-mas não tripulados.

Foto

MDN

Page 11: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

00|MAISALTO MAISALTO|00

NOTICIÁRIO

00|MAISALTO

Visita de Trabalho do General CEMFA

Decorreu na Granja do Marquês, em Sintra, no dia 11 deMaio, uma visita de trabalho do Chefe do Estado-Maior,General José Pinheiro à Base Aérea nº 1 e ao Museu do Ar.

91º Aniversário da Base Aérea nº 1Comemorou-se na Granja do Marquês, em Sintra, no dia 13 deMaio, o Dia da Unidade da Base Aérea nº 1. Presidiu à cerimóniao Chefe do Estado-Maior, General José Pinheiro.

Dia da Unidade do Aeródromo de Manobra nº1Celebrou-se no dia 5 de Maio em Ovar, o aniversário do Aeró-dromo de Manobra nº1, com uma cerimónia presidida pelo Chefedo Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro.Após o evento militar realizou-se uma visita ao Pólo do Museu se-diado na Unidade.

Dia da Unidade do Aeródromo de Transito nº 1

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Ge-neral José Pinheiro, realizou-se no dia 29 de Abril, na Por-tela, a cerimónia comemorativa do 33º aniversário do Ae-ródromo de Trânsito nº 1.

Museu do Ar

Page 12: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

00|MAISALTO MAISALTO|00

Missões de Interesse PúblicoResgate de pescador na Zambujeira do MarNo dia 20 de Março, um EH-101 Merlin da Esquadra 751, da BaseAérea nº 6 (BA6), sedeada no Montijo, resgatou um pescador quecaiu de uma falésia, na Zambujeira do Mar. O resgate, que decorreupelas 15h00, foi realizado através do sistema Hi-line. O recuperador--salvador desceu pelo cabo, levando consigo a maca com que trans-portou o pescador para o helicóptero. O paciente foi transportado para o Heliporto de Sines, onde aguar-dava uma equipa médica que o conduziu ao hospital.EH-101 resgata pescador caído numa falésiajunto ao Cabo da RocaUm EH-101, da Esquadra 751, resgatou na manhã do dia 28 de Abril

um pescador que caiu numa falésia, na praia da Biscaia, em Cascais.Depois do alerta, o helicóptero descolou pelas 10H05 da BA6, em di-recção à zona de operações e ao chegar ao local, 15 minutos depois, atripulação procedeu ao resgate do sinistrado que apresentava fracturade uma das pernas, encontrando-se já imobilizado pelas equipas de so-corro presentes no local. Devido às características do terreno não foipossível aterrar naquela zona para entregar o paciente aos cuidados dosbombeiros, tendo o mesmo sido transportado até ao Aeródromo deTrânsito nº 1 (AT1), na Portela, onde já o aguardava uma ambulânciapara o encaminhar ao hospital. Pelas 12h00, o EH-101 regressou àBase Aérea do Montijo.Evacuações aeromédicas nos Açores e na MadeiraEntre os dias 21 e 24 de Abril, a Força Aérea Portuguesa efectuoucinco evacuações nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, levadasa cabo pelas aeronaves C-295M e EH-101.Ao início da tarde do dia 21 de Abril, os meios aéreos destacados naBase Aérea nº 4 (BA4), nas Lajes, foram accionados para transportaraté às urgências hospitalares dois doentes com patologias graves, umda Horta para Ponta Delgada, transportado pelo helicóptero EH-101e outro das Lajes para Lisboa, transportado pela aeronave C-295Mque terminou a sua missão já na madrugada do dia 22 de Abril. No dia 24 de Abril, o C-295M em destacamento na BA4 efectuou duasmissões, uma de manhã, de Santa Maria para Ponta Delgada, e outra,de tarde, das Flores para a Horta, de dois doentes que necessitavamassistência hospitalar. Também neste dia, o C-295M destacado no Ae-ródromo de Manobra nº 3, em Porto Santo, realizou o transporte de umdoente para o Aeroporto da Madeira.Passageiro resgatado de navioNa noite do dia 10 de Maio, a pronta acção de um EH-101, da Esquadra751, sedeada na BA6, resultou numa evacuação médica bem sucedidade um passageiro do navio de cruzeiro Braemar, de pavilhão das Baha-mas, que se encontrava a navegar a 185 km a Sudoeste de Sagres. A missão iniciou-se pelas 21h35 e a bordo seguia uma equipa do Ins-

tituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que prestou assistênciamédica ao doente, de 83 anos de idade e de nacionalidade holandesa,vítima de ataque cardíaco.

A evacuação do navio para o EH-101, realizou-se com normalidade,dirigindo-se o helicóptero para o AT1, onde aguardava uma ambulân-cia que transportou o paciente para o hospital, aterrando posteriormen-te na BA6 pela 1h25.

Agradecimento à Força AéreaEm carta dirigida ao Comando da Zona Aérea dos Açores, oSenhor José Renato Medina Moura, agradeceu à Força Aé-rea o vital auxílio de que foi alvo pela execução de uma eva-cuação aeromédica em Fevereiro último, na Ilha das Flores,nos Açores, mensagem que passamos a transcrever:Agradeço todos os cuidados que me foram prestados aquan-do da minha evacuação, sanitária, de avião, da Ilha das Flo-res, na noite do passado dia 23 de Fevereiro.Desejaria realçar a perícia e qualidade profissional da tripu-lação que conseguiu aqui operar numa noite de temporal,mas também a dos técnicos de saúde que me prestaram as-sistência especializada e permanente durante toda a viagem,pretendendo destacar a forma humana que senti que era cui-dadosa e amavelmente posta por todos no desempenho damissão, não só comigo, como com a minha esposa que entãome acompanhou.Poderá V. Exa. transmitir a quem assim entender, este meusentido “muito obrigado” o que muito lhe agradeço, princi-palmente se o mandar fazer àqueles que estiveram envolvi-dos na operação. (…)

OBITUÁRIO

Maj TABST Vitor Manuel Paulino Gabriel (13/10/2010) • SAj MMA Francisco José Monteiro Pedrogam (26/10/2010) • SAj OPCART António Paulos (29/11/2010)• Cor ADMAER António Manuel Dias Lopes da Silva (30/11/2010) • 1Sar MUS Celso Tavares Lopes (30/11/2010) • 1Sar SS João Tomé Libério (6/12/2010) •Cap SG-OFI José Eduardo Franco (31/12/2010) • Cap TMAEQ Álvaro Fernandes Gertrudes (12/01/2011) • CAd PILAV Tiago Daniel da Paixão Viegas da Silva(12/01/2011) • MGen PILAV Eugénio Carneiro Gil Conde (13/01/2011) • 1Sar MMA José Ferreira de Almeida (16/01/2011) • Cap TPAA Joaquim Nunes(16/01/2011) • Maj TABST Fernando de Carvalho Borrego (17/01/2011) • 1Sar OTC Carlos Alves Ferreira de Sousa (21/01/2011) • 1Sar OTC Joaquim ManuelCosta (31/01/2011) • SAj SAS Américo Barbosa Loureiro (31/01/2011) • 1Sar MMA António de Lourdes Viana de Carvalho (10/02/2011) • Cor PILAV AugustoCândido Pinto Coelho Soares de Moura (11/02/2011) • Maj TMMEL Vitor Manuel Martins Nascimento (14/02/2011) • Maj TABST José Afonso Goes Batista(18/02/2011) • SAj MMA António Lopes Barros (23/02/2011) • SCh MMA Fernando José Figueiredo Pires Pombo (27/02/2011) • 1Sar MELEC Mário GasparDourado (8/03/2011) • SAj SAS Francisco André dos Ramos Martins (8/03/2011) • Cap TMMA António Gomes de Pinho (9/03/2011) • TCor TOMET AntónioAbel Rocha Mendes (12/03/2011) • TCor TMMT Paulo Jorge dos Santos Roldão (14/03/2011) • Cap TMMA Manuel Alves dos Santos (16/03/2011)

Foto M

ário Di

niz

Page 13: NOTICIÁRIO - Mais Altomaisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista391/notici-rio-391_2187.… · NOTICIÁRIO 00|MAISALTO EPAF testam na Base de Monte Real o softwareM6.1 para o F-16MLU

00|MAISALTO MAISALTO|00

NOTICIÁRIO

A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes2011 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monu-mento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, o seuXVIII Encontro Nacional.

PROGRAMA DIA 1010h15 – Missa no Mosteiro dos Jerónimos presidida pelo Bis-po D. Carlos Ximenes Belo; Grupo Coral Arautos do Evange-lho e terno de clarins da GNR.11h30 – Concentração junto ao Monumento.12h00 – Abertura pelo Presidente da Comissão Executiva,TGen Vizela Cardoso. 12h03 – Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana).12h11 – Evocação dos elementos da PSP mortos ao serviçode Portugal.12h15 – Discurso de homenagem aos combatentes pelo Dr.Jaime de Almeida.12h25 – Homenagem aos mortos e deposição de flores.12h45 – Hino Nacional (salva protocolar por navio da Ma-rinha).12h50 – Passagem de aeronaves da Força Aérea.12h55 – Passagem final pelas lápides.13h15 – Salto de Pára-quedistas do Exército.13h20 – Almoço-convívio.

PROGRAMA DIA 910h00 – Abertura da Conferência na Fundação CalousteGulbenkian.

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE COMBATENTES10 DE JUNHO DE 2011