Rekultivierung degradierter, brachliegender ...

4
MANAUS I'HOJETO SlIfFT SHIFT-Projckt ENV-23 Rekultivierung degradierter, brachliegender Monokulturflãchen in ausgewogene Mischkulturflâchen unter besonderer Berücksichtigung bodenbiologischer Faktoren I Fõrderkcnnzeichcn 0339457 A Jahresbericht 1994 Arbcitsgruppe Manaus EMBRAP A/CP AA - Universitãt Hamburg Manaus im Mãrz 1995

Transcript of Rekultivierung degradierter, brachliegender ...

MANAUS • I'HOJETO SlIfFT

SHIFT-Projckt ENV-23

Rekultivierung degradierter, brachliegenderMonokulturflãchen in ausgewogene Mischkulturflâchen

unter besonderer Berücksichtigungbodenbiologischer Faktoren

I

Fõrderkcnnzeichcn 0339457 A

Jahresbericht 1994

Arbcitsgruppe ManausEMBRAP A/CP AA - Universitãt Hamburg

Manaus im Mãrz 1995

AVALIAÇKO DO CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DO MAMOEIROEM SISTEMA DE POLICULTIVO

GILVAN COIMBRA MARTINS & RAUNIRA DA COSTA ARAúJO

O plantio definitivo do mamão foi efetuado em abril/93, comocomponente do sistema de policultivo composto de: ser~ngueira,cupuaçú, pupunha. A variedade utilizada foi a Sunrise Solo (mamãohawai) linhagem ISS 72. As variáveis peso de fruto/planta (kg),nº de frutos/planta (und), altura de planta (m) e sobrevivência(%), foram avaliadas durante o periodo de fevereiro a dezembro de.1.994.Os dados foram submetidos a análise de variância e asmédias comparadas pelo teste SNK, ao nivel de 5% deprobabilidade.

De acordo com a Figura 1, observa-se que para as variáveispeso de fruto/planta (kg), nQ de frutos/planta (und) e altura deplantas (m), houve a mesma tendência de resposta aos tratamentos.

Observa-se pelos resultados, que a adubação foi o tratamentomais importante e estatisticamente diferente, em relação ainoculação de uma mistura de espécies de fungos micorrizicos. Nosniveis mais baixos de adubação a presença de micorrizaproporcionou um acréscimo nas médias das variáveis, enquanto que,nos niveis mais altos, promoveu um decrescimo, sendo que, estasvariações não são estatisticamente significativas.

Sabe-se pela literatura, que a cultura do mamão é muitoexigênte em termos nutricionais, visto que, realizasimultaneamente o crescimento vegetativo, floração, frutificaçãoe maturação dos frutos, demandando grande quantidade de energia.

Com relação a aplicação da micorriza, é sabido que as MVApodem estimular o crescimento das plantas, já que as hifas dosfungos atuam como prolomgamento do sistema radicular e são,fisiológicamente e geometricamente, mais eficientes na absorçãode nutrientes, notadamente o fósforo, que as raizes de.e p10.ntashospedeiras. Estas associações são bastante especificas, algumasespécies de plantas mostram-se altamente dependentes da condiçãomicorrizica e respondem pouco a adição de adubo, enquando outrascrescem igualmente na presença ou ausência de fungosmicorrizicos.

Resultados de pesquisas tem mostrado que as respostas dasculturas a inoculação com micorrizas tende a prevalecer nos solosde moderada ou baixa fertilidade, sendo prejudicada pela adiçãode fósforo solúvel ou pela adubação com~leta,· fato que seconfirma com estes resultados.

Para variável sobrevivência, a análise de varlancia, nãomostrou diferenças significativas entre os tratamentos, porém, otratamento 30% de adubação com micorriza apresentou maioresmédias de sobrevivência que ficou em 91,25%.

A produção média obtida no primeiroexperimento sem considerar os tratamentosestando bem abaixo da média da regiãomonocultivo que é 25 t.on/ha, no entantotratamentos com adubação completa esta

ano (fev-dez/94) dofoi de 13,8 ton/ha,para a cultura emse considerarmos, osmédia sobe para 21,2

---

ton/ha e 7,3 ton/ha para 30% da adubaç ão . Das plant.as instaladasno campo, observou-se que 67% são hermafrodi t.ase 3:3~~femininas,não havendo registro de plantas masculinas.

Observa-se na Figura 2, que os picos de produção para ostratamentos com 100% de adubação foram mais precoces e com maiorintensidade, enquanto que, para os tratamentos com 30% deadubação os picos foram mais tardios e de menor intensidade.

.."

A

§§ "

( P < 0.001 ) .( P < 0.001 )

b - 1

b 1-bb 11 --- I

r 1 '----

o (P = 0.2\)(\ }"

" •( P - 0.007 ) ta "" ••ab ~, a• •b

~r 1 ~ BO

12 AO

10

6

"~co

2G ~

o"2

20 u,

6 "...,z"v

~•.a.

2

90

I 1.6oco

õ:.."O

~ 1.7'<

Eo·u

80 s.~.,.:;o

LI)

70

1.6

Tratamentos

o 30-)A ~ 30 +M § 100-M rrrnn 100 +),l

Figura i. Resultados médios de peso, nº de frutos, altura esobrevivência do mamoeiro, ·submetidos a dois níveis deadubação, inoculados ou não com fungos micorrizicos.

Figura 2.

1100

1200 -

TrnlO-melltoG

1000

• 30 -lJ.~ 800'"~ • 30 i-Mo'".• 600 'Ç' 100 -),(o.

• 100 +M100

200

oJI'/'j rt» MIIR Nlll MIII JUN JUl N;IJ SEr OUT NW Da

Primeiro ano de producoa (1991)

Primeiro anopolicultivo,inoculados ou

de produção do mamoeiro em sistemas desubmetidos a dois níveis de adubação,não com fungos micorrizicos.